https://gravata.pe.gov.br/

Câmara de Gravatá: maioria realiza nova eleição e anuncia Régis da Compesa como novo presidente; Jurídico da Câmara alega que nova eleição é ilegal e Léo do Ar segue na presidência

Câmara de Gravatá: maioria realiza nova eleição e anuncia Régis da Compesa como novo presidente; Jurídico da Câmara alega que nova eleição é ilegal e Léo do Ar segue na presidência


Ismael Alves - A judicialização da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Gravatá para o biênio 2023/2024, ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (28). Um grupo composto por 9 dos 15 vereadores da Casa Elias Torres deliberou sobre novas eleições para a Mesa Diretora. O vereador Régis da Compesa (UB) foi anunciado como novo presidente, seguido por Leandro Quirino (PL) na primeira vice-presidência e Neném de Uruçu (PV) na segunda. Bruno Sales (PSDB) e Tonho da Rodoviária nos cargos de Secretário e 2° Secretário, respectivamente.

Eleição polêmica

O ato realizado na Câmara de Gravatá está acompanhado de diversas polêmicas. Inicialmente a reunião iria acontecer no lado externo do prédio. Os vereadores chegaram a organizar mesas e cadeiras, uma vez que a presidência da Casa, encabeçada pelo vereador Léo do Ar (PSDB), não autorizou o uso do prédio por considerar a convocação "ilegal, clandestina e configura inclusive o crime de exercício arbitrário das próprias razões, capitulado no Artigo 345 do Código Penal". O parlamentar alegou no ofício n° 202/2023, emitido na quarta-feira (27).

Um vídeo exibindo a Câmara fechada chegou a circular nas redes sociais na manhã desta quinta-feira. Logo depois, com o auxílio de um profissional chaveiro, conseguiram abrir as portas da Câmara e realizar a reunião no Plenário da Casa Legislativa. Os parlamentares alegam que a Mesa Diretora presidida por Léo do Ar foi destituída, e que a realização da eleição trata-se de cumprimento de decisão judicial.

Jurídico da Câmara diz que ato é ilegal

Consultada pelo editor deste blog, a advogada Marcela Maria, Procuradora da Câmara de Gravatá, classificou como ilegal a eleição realizada nesta quinta-feira. Ela também considerou grave a violação das fechaduras para acesso ao interior do prédio sem a devida autorização. A jurista ainda alegou que houve registro de um móvel danificado e que, ao contrário do que tem sido veiculado em grupos de redes sociais, o atual presidente não descumpriu nenhum prazo estipulado pela Justiça.

Presentes na nova eleição:

Adeildo do Abacaxi, Tonho da Rodoviária, Bruno Sales, Neném de Uruçu, Gil Dantas, Régis da Compesa, Tadeuzinho, Nino da Gaiola e Leandro do Transporte Alternativo. 

Ausentes:

Léo Giestosa, Cabritinha, Zé da Saúde, Nego Suíno, Léo do Ar e Luis Prequé.