https://gravata.pe.gov.br/

Trabalho de campo dos Agentes de Combate às Endemias de Vitória passa a ser realizado com smarthphones

Trabalho de campo dos Agentes de Combate às Endemias de Vitória passa a ser realizado com smarthphones





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Na manhã desta quarta-feira (05/05), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Vitória de Santo Antão receberam smarthphones que passarão a ser utilizados no trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência de arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A entrega foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Eudes Lorena, e da coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Graziela Cavalcante.

Com os aparelhos celulares, os profissionais terão acesso ao aplicativo e-visit@PE, que permite o cadastro das informações colhidas nas visitas domiciliares, substituindo o preenchimento de boletins diários em papel e evitando a necessidade de digitação pós-visita. Assim, além de mais sustentável, o app proporcionará mais agilidade ao trabalho dos ACEs.

“O uso dos smarthphones representa uma inclusão de tecnologia na rotina de trabalho desses profissionais, sendo possível o registro dos casos das arboviroses em tempo real, inclusive, com imagens dos territórios onde ocorrerem as notificações. Assim, teremos acesso mais rapidamente às informações para tomarmos providências quanto às medidas de enfrentamento às doenças que afetam a população”, destacou o Secretário de Saúde, Eudes Lorena.

O e-visit@ permite ainda que os agentes localizem os imóveis a serem visitados, selecionem o tipo de visita a ser feita e digitem dados como focos encontrados e tratados. Todo material colhido pode ser compartilhado com os gestores municipais e estaduais. “O aplicativo facilita a tomada das decisões pela gerência para o planejamento das medidas que devem ser adotadas”, explica Nívia Carla, coordenadora da Vigilância Ambiental da I Gerência Regional de Saúde (I GERES).

Na ocasião, que seguiu todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 e contou com um número reduzido de pessoas, foram entregues 10 smarthphones, e outros 41 serão enviados ao longo das próximas semanas para serem usados por ACEs, coordenadores, supervisores e técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental.

A novidade foi aprovada pelos profissionais. “Essa ferramenta é muito importante para o nosso dia a dia, tornando o nosso trabalho mais eficiente”, comemora a supervisora de campo dos ACEs Érica de Lira.