https://gravata.pe.gov.br/

Deputado Professor Paulo Dutra quer José Pimentel como Patrono do Teatro de Pernambuco

Deputado Professor Paulo Dutra quer José Pimentel como Patrono do Teatro de Pernambuco



Durante visita à FETEAPE, Federação do Teatro de Pernambuco, o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, anunciou que protocolou um Projeto de Lei que pretende tornar o ex-ator e ex-diretor José Pimentel, falecido em 2018, patrono do teatro pernambucano. Na ocasião, uma cópia do PL foi entregue à filha do homenageado, Lilian Pimentel.

José Pimentel nasceu em Garanhuns, no Agreste do estado. Além de ter encantado o público na Paixão de Cristo e professor de teatro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Interpretou vários personagens na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, dentre eles Pilatos e Jesus, entre 1978 e 1996. Ele idealizou e dirigiu de 1997 até 2017, o espetáculo gratuito “Paixão de Cristo do Recife”, que acontecia inicialmente no Estádio do Arruda e, posteriormente, se mudou para o Marco Zero, no Bairro do Recife Antigo, mantendo sempre sua marca especial na interpretação de Jesus. Por interpretar o papel de Jesus Cristo por mais de 40 anos foi incluído na lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco no ano de 2017.

“Por toda a sua rica e importante história nos palcos pernambucanos, e pelo reconhecimento da própria classe artística, decidimos entrar com este projeto de lei que pode tornar José Pimentel Patrono do Teatro pernambucano. Além da Paixão de Cristo, foram muitos outros grandes espetáculos, como ‘A Batalha dos Guararapes’ e ‘O Calvário de Frei Caneca’, que contaram fatos marcantes da história do nosso estado”, justificou o deputado Professor Paulo Dutra.

Ainda sobre a homenagem, ele concluiu: “Em 2018 José Pimentel faleceu, deixando um vazio enorme no coração de todas e todos que amam o teatro em Pernambuco. Agora, vamos lutar na Assembleia Legislativa para que seu nome seja perpetuado com o título de Patrono do Teatro de Pernambuco”.