https://gravata.pe.gov.br/

JUNTAS participam de 'Caravana do Esperançar' no Sertão do Pajeú

JUNTAS participam de 'Caravana do Esperançar' no Sertão do Pajeú


Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

As codeputadas Juntas (PSOL-PE) estarão no Sertão do Pajeú de 23 a 26 de setembro, em uma agenda que inclui a participação na “Caravana do Esperançar - Semana da Resistência e de Ativismo no Sertão do Pajeú pela Celebração do Centenário de Paulo Freire”, escuta a comunidades e encontro com coletivos selecionados no Edital Estamos Juntas, que é a chamada pública de fortalecimento que a mandata realiza.

A Caravana, organizada pela ONG Grupo Mulher Maravilha, que atua na luta pelos direitos humanos e empoderamento das mulheres, tem como destino Afogados da Ingazeira, mas passará por Sertânia, São José do Egito, Serra Talhada e Ingazeira. Dentro da agenda, haverá a culminância do Projeto de Formação de Promotoras Legais Populares; uma homenagem em memória à vereadora Neuman nos 30 anos de seu martírio; celebração do Centenário de Paulo Freire, entre outras atividades.

Durante esta viagem, as parlamentares também se reunirão com diretórios municipais do Psol nas cidades de Afogados e São José do Egito, tendo como pauta a interiorização do projeto político das Juntas, e terão encontro com a associação de moradores/ras no Sítio Minadouro para escuta sobre o SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) e também para realização de prestação de contas das atividades quem vêm sendo realizadas pela mandata. A transparência sempre foi um dos principais pilares das Juntas. Levar essas informações para o interior de Pernambuco é uma forma de facilitar o acesso da população local, que muitas vezes não tem internet para fazer a busca dos dados.

As codeputadas vão se encontrar também, em Afogados da Ingazeira, com as mulheres produtoras do Pajeú, que foram contempladas no Edital Estamos Juntas 2019, para dialogar sobre o Projeto executado e também sobre a edição 2021 da chamada, que será lançada em outubro.

Confira a programação das codeputadas Juntas durante a viagem ao Sertão do Pajeú:

DIA 23 (QUINTA-FEIRA)

6h: Concentração para partida da caravana rumo a Afogados da Ingazeira

11h45: Parada em frente ao Hospital de Sertânia para ação em memória à vereadora Neuman nos 30 anos de seu martírio

13h30: Chegada da Caravana Recife no Espaço Benvirá

15h: reunião com as Mulheres Produtoras do Pajeú em Afogados da Ingazeira

19h30: Escuta sobre o desmatamento da Mata Nativa da região

21h: Reunião com estudantes

DIA 24 (SEXTA-FEIRA)

6h: Chegada das mulheres das Comunidades Rurais

7h30: Celebração do Centenário de Paulo Freire

9h: Momento solene da Semana de Ativismos na Câmara de Vereadores/as

13h: Deslocamento para Serra Talhada

19h: Encontro com Coletivo Dadá e Movimento Diverso

DIA 25 (SÁBADO)

14h30: Deslocamento de Serra para Ingazeira

17h: Visita ao município de Ingazeira/Sertão do Pajeú e reunião com a Associação dos Moradores do Sítio Minadouro sobre SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural)

20h: Encontro em Afogados com o PSOL de Afogados e de PSOL de São José do Egito

21h: Escuta com o Coletivo Filhas e Filhos do Pajeú LGBTQIA+

DIA 26 (DOMINGO)

Retorno para a cidade do Recife