https://gravata.pe.gov.br/

Cortês | Na Câmara, Secretária é elogiada por Cristiane Oliveira após esclarecimentos sobre a saúde municipal

Cortês | Na Câmara, Secretária é elogiada por Cristiane Oliveira após esclarecimentos sobre a saúde municipal





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Atendendo convocação da Câmara Municipal de Cortês, por meio de requerimento de autoria da vereadora e presidente do Poder Legislativo, Cristiane Oliveira (PSB), a Secretária Municipal de Saúde, Flaviana Sampaio, participou, de forma presencial, da reunião  legislativa desta terça-feira, 20.

A presença da secretária foi requisitada pelo Poder Legislativo mediante circulação de rumores de eventuais irregularidades na vacinação contra a covid-19. O assunto ocasionou até a abertura de  inquérito pela Promotoria de Justiça local, para apurar as supostas irregularidades.

Sem impor qualquer condição ou apresentar resistência para participar da reunião, Flaviana Sampaio esteve aberta a  questionamentos relacionados a pasta de qual é responsável, além de esclarecer as supostas irregularidades e apresentar dados técnicos em vários aspectos da saúde de Cortês. 

Mantendo tom de voz sereno e firme, a jovem secretária, que é Enfermeira sanitarista, demonstrou total domínio da pasta e elucidou as dúvida colocadas à mesa. Sobre a eventual irregularidade na vacinação anti-covid, Flaviana reafirmou o cumprimento à risca do Plano Nacional de Imunização, adiantando que os argumentos da Secretaria de Saúde foram apresentados e aceitos pela Promotoria de Justiça, o que descartou qualquer irregularidade na vacinação.

Outro ponto esclarecido pela Secretária foi concernente a realização de cirurgias no Hospital Senador Antônio Farias. De acordo com Flaviana, neste momento a prioridade é para  casos de pacientes do município, mediante a limitação de recursos. Ela também explicou que há interesse da prefeitura em auxiliar populações circunvizinhas, mas destacou que isso só será possível após a formalização de convênios que possam garantir verbas para a oferta do serviço. De acordo com a Secretária, absorver uma demanda extra-municipal sem a firmação de convênios deixaria a população local desamparada.

Seriedade - Mesmo em campos  antagônicos na política, a vereadora Cristiane Oliveira demonstrou a seriedade da qual vem exercendo seu mandato Legislativo, sem o 'quanto pior, melhor'. A presidente da Câmara relembrou recente visita de inspeção realizada em três PSFs e no Hospital. 

De acordo com Cristiane, os serviços constatados in loco foram satisfatórios. A vereadora chegou a usar a expressão "tudo lindo, perfeito", apresentando ressalvas apenas ao proceder da "enfermeira (sem nome revelado) do PSF do centro da cidade", que ignorou a presença da parlamentar na unidade de saúde, deixando de atendê-la mesmo no exercício da autoridade parlamentar. De pronto, Flaviana Sampaio demostrou desaprovação pelo comportamento da profissional de saúde e afirmou que a orientação é que todos sejam bem recebidos e obtenham as informações desejadas. Cristiane parabenizou a postura da Secretária.

Embate - Autor do requerimento que pede o afastamento de Flaviana Sampaio do cargo, o vereador Nidinho da Saúde (PP) não gostou da exposição que a secretária fez sobre sua atuação como Agente de Combate de  Endemias. Segundo a Secretária, Nidinho acumula faltas e não tem desempenhado suas funções como servidor da saúde. Contrariado, o vereador chegou a afirmar que a Secretária não deveria expor aquela situação na Câmara, e que irá mover uma ação judicial em seu desfavor.