https://gravata.pe.gov.br/

Unidades Básicas de Saúde de Gravatá promovem ação especial em apoio à campanha “Março Lilás”

Unidades Básicas de Saúde de Gravatá promovem ação especial em apoio à campanha “Março Lilás”



Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação especial em apoio à campanha nacional “Março Lilás”, voltada para a conscientização sobre a prevenção do Câncer do Colo do Útero. As Unidades Básicas de Saúde foram o centro das atividades, oferecendo atendimento em horário estendido e promovendo ações de conscientização direcionadas às mulheres gravataenses.

Durante o evento, as mulheres receberam informações importantes sobre a prevenção do Câncer do Colo do Útero e foram incentivadas a realizar o exame citológico, fundamental para a detecção precoce da doença. A campanha “Março Lilás” destaca a importância da realização periódica deste exame, que contribui significativamente para aumentar as chances de cura.

A iniciativa foi bem recebida pela comunidade, demonstrando sensibilizar e mobilizar as mulheres para cuidarem da sua saúde e realizarem exames preventivos regularmente.

Maria Arlene da Silva, podóloga, destacou que: “Foi maravilhoso, eu amei o horário estendido. Eu saí do trabalho, não precisei pedir para me ausentar para poder comparecer e realizar meu exame. A Prefeitura de Gravatá, de verdade, fez um trabalho magnífico”.

Vanice Magalhães é enfermeira da USF Nielson Lucivânio, destacou que: “Uma iniciativa que está dando muito certo porque a gente facilita para nossas mulheres que trabalham o dia todo e que precisa do seu horário de atendimento que não seja corrido, que possamos atendê-las com tranquilidade, que possamos escutá-las e fazer o exame de prevenção do câncer de colo de útero que é o foco esse mês”.