https://gravata.pe.gov.br/

Gravatá: Padre Joselito lidera com folga em todos os cenários, aponta pesquisa DataTrends; aprovação da gestão atinge 83%

Gravatá: Padre Joselito lidera com folga em todos os cenários, aponta pesquisa DataTrends; aprovação da gestão atinge 83%


Ismael Alves - A primeira pesquisa registrada deste ano sobre as eleições no município de Gravatá, Agreste Central, indica ambiente favorável para o prefeito Joselito Gomes (Avante), pré-candidato à reeleição. De acordo com o levantamento publicado pelo Blog do Edmar Lyra, contratante da pesquisa registrada no TSE sob o número PE-05826/2024, o atual gestor tem a preferência do eleitorado gravataense em todos os cenários.

No cenário estimulado o gestor atinge 65% de intenção de voto, seguido pelo ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) que aparece com 15%. Em seguida, Waldemar Borges (PSB) pontua 2% e Léo Giestosa, 1%.

Os cenários de enfrentamento direto também indicam vitória do prefeito. O padre Joselito tem 64% frente a 20%  de Joaquim Neto. Neste cenário a soma de brancos e nulos resulta em 11%, enquanto 5% não sabe ou não respondeu.

O prefeito também levaria a melhor no confronto direto com Bruno Sales (Republicanos). Neste cenário o gestor aparece com 71% contra 4% de Bruno. Brancos e nulos soma 20% e 5% não sabe ou não respondeu.

O cenário de enfrentamento com o empresário Léo Giestosa é parecido. Nele, o prefeito Joselito pontua 69% da preferência do eleitorado ante 3% de Giestosa. Brancos e nulos totalizam 22% e o percentual dos que não souberam opinar ou não responderam é de 6%.

Os números também são parecidos no confronto direto entre Joselito Gomes e Waldemar Borges. O prefeito soma 70% de intenção de voto contra 3% de Waldemar. Brancos e nulos permanecem em 22% e 6% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 19 e 20 de março. O intervalo de confiança de 95% de acertividade. A margem de erro é de 4,85% para mais ou para  menos. 

Gestão aprovada

O percentual de aprovação da gestão Joselito Gomes é alto. O trabalho do prefeito é aprovado por 83% do eleitorado, aponta a pesquisa. Apenas 13% desaprovam a atuação do gestor municipal. Não sabe ou não respondeu soma 4%.

Confira todos os cenários:


Cenário 01

Padre Joselito 66%
Joaquim Neto 15%
Waldemar Borges 2%
Léo Giestosa 1%
Branco/Nulo 9%
Não Sabe/Não Respondeu 5%

Cenário 2

Padre Joselito 64%
Joaquim Neto 20%
Branco/Nulo 11%
Não Sabe/Não Respondeu 5%

Cenário 3

Padre Joselito 71%
Bruno Sales 4%
Branco/Nulo 20%
Não Sabe/Não Respondeu 5%

Cenário 4

Padre Joselito 69%
Léo Giestosa 3%
Branco/Nulo 22%
Não Sabe/Não Respondeu 6%

Cenário 5

Padre Joselito 70%
Waldemar Borges 3%
Branco/Nulo 22%
Não Sabe/Não Respondeu 5%

Aprovação da Gestão
Aprova 83%
Desaprova 13%
Não Sabe/Não Respondeu 4%