https://gravata.pe.gov.br/

Recife: Liga da CTTU realiza espetáculos sobre segurança viária para 400 crianças de escolas municipais

Recife: Liga da CTTU realiza espetáculos sobre segurança viária para 400 crianças de escolas municipais

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU

Para fomentar a cultura do respeito no ambiente do trânsito de forma divertida e lúdica, a Liga da CTTU realizou, nesta quinta-feira (9), um espetáculo para crianças de educação infantil, estudantes de escolas municipais. Ao todo, 400 pessoas vão assistir ao espetáculo, que acontece nos Compaz Miguel Arraes e Eduardo Campos. O público participa da peça teatral interativa, que simula um tribunal com júri para situações de trânsito. O evento faz parte da Operação Volta às Aulas, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Entre as temáticas abordadas está o caminho da escola. De acordo com a Pesquisa de Origem e Destino 2021, realizada pela Prefeitura do Recife, 19% dos deslocamentos realizados entre pessoas de 6 e 15 anos são por motivo de "educação". Por isso, A Liga da CTTU levou temas como as formas de ir à escola – seja caminhando, de bicicleta ou no transporte escolar – e, ainda, noções sobre as placas de trânsito, semáforos e a importância de sinalizações como a faixa de pedestres e as rotas cicláveis.

“Nosso objetivo é fazer com que as crianças se entendam como parte do trânsito. O principal propósito é construir uma cultura de respeito no trânsito entre os diversos meios de transporte. É importante que as crianças saibam que têm preferência em uma travessia, nas calçadas e é importante que elas exijam isso quando estiverem nos seus deslocamentos”, destaca a gestora de educação para o trânsito, Marcela Assis.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CRIANÇAS – O Programa de Educação para o Trânsito tem trabalhado ativamente com públicos de diversas idades e meios de transportes. Entretanto, é dada uma atenção especial às crianças tanto para adaptar a linguagem ao formato lúdico, quanto para que essas pessoas sejam agentes multiplicadores das informações de segurança viária. Dessa forma, a Liga da CTTU tem atuado em escolas e eventos infantis, com materiais interativos como tabuleiro em tamanho humano, circuito com simulação de sinalização nas ruas, cartilhas educativas, peças teatrais, músicas, jogos. O objetivo é fazer com que as crianças se apropriem do espaço público e se tornem adultos que respeitam as pessoas no trânsito, focados na proteção dos meios de mobilidade ativa, que são os mais frágeis no trânsito.