https://gravata.pe.gov.br/

Natália de Menudo quer incluir procedência dos sucos em cardápios de restaurantes do Recife

Natália de Menudo quer incluir procedência dos sucos em cardápios de restaurantes do Recife



Uma pergunta recorrente dos clientes ao garçom antes de fazer o pedido é “o suco é da fruta ou da polpa?”. Uma proposta da vereadora Natália de Menudo (PSB) quer acabar com a necessidade desta pergunta e facilitar a vida de clientes e funcionários dos estabelecimentos que comercializam bebidas não alcoólicas. O projeto de lei nº 439/2021, em tramitação na Câmara do Recife, obriga lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares a informarem no próprio cardápio, seja ele físico ou digital, a origem e procedência dos sucos comercializados.

Com a proposição, o cliente fica sabendo antes de fazer o pedido se a bebida que vai consumir vem da fruta in natura, é industrializado ou proveniente da polpa da fruta.

A autora da matéria, Natália de Menudo, reforça a importância do consumo deste tipo de bebida, de preferência, de forma mais natural. “O suco é uma ótima opção para aquelas pessoas que querem uma forma de alimentação bem nutritiva, refrescante e fácil de preparar. Também é ótimo para pessoas que querem perder peso. Especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia, mas é aconselhável o preparo de sucos frescos, visto que no caso de sucos industrializados há a adição de açúcares, conservantes e uma grande perda de nutrientes”, afirma.

“Deixar o cliente ciente do que vai consumir desde o momento em que ele olha o cardápio dá mais segurança para a escolha de uma bebida saudável”, avalia a vereadora. A matéria foi encaminhada à Casa e aguarda os pareceres das Comissões para ser colocada em votação no plenário.