https://gravata.pe.gov.br/

Em Audiência Pública, Prefeitura de Gravatá presta contas à população do 3º Quadrimestre de 2021

Em Audiência Pública, Prefeitura de Gravatá presta contas à população do 3º Quadrimestre de 2021





A Prefeitura de Gravatá apresentou, na manhã desta segunda-feira (31), a Audiência Pública de Metas Fiscais do 3⁰ Quadrimestre, dos meses de setembro a dezembro de 2021, através de transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura.

A prestação de contas, que está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000, precisou ser realizada dessa maneira por causa do aumento no número de casos de covid-19 e da influenza H3N2..

Pela Prefeitura de Gravatá, participaram da apresentação da audiência o secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros, e a secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora.

Representando o Legislativo do município, o presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá e presidente da União dos Vereadores de Pernambuco - UVP, Léo do Ar, disse que “gostaria de enaltecer a Câmara Municipal de Gravatá, porque maciçamente todos os projetos que vocês da Prefeitura mandam, todos os parlamentares, em nome dos 15 vereadores, nós analisamos, reiteramos, colocamos emendas e aprovamos para o bem comum da coletividade do nosso povo. Destaco a escolha do nome da Escola Maria das Neves, que passou pelo plenário da Câmara e, de forma unânime, deu esse voto. Outro ponto é que aprovamos, requalificamos a emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, que foi aprovada em agosto de 2021 e estamos debatendo ela. Eu fico muito honrado em participar das conotações e evolução de uma Câmara funcional”.

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, justifica porque a área ficou com 23,52% de meta fiscal no terceiro quadrimestre de 2021. “Nós trabalhamos ano passado para atingir os 25% de meta da educação, mas nos aproximamos e isso já era previsto, porque as escolas estavam paradas. Além disso, não atingimos essa meta por falta de insumos no mercado. Fizemos os processos licitatórios, mas muitas empresas não entregaram os produtos que foram adquiridos pela secretaria. Por conta disso, tivemos muitas dificuldades. Como esses produtos não chegaram, nós não tínhamos como pagar. Eles estão chegando agora, em 2022, e a gente consegue cumprir o percentual e atingir também o que não foi gasto ano passado, somando aos 25% desse ano e caminhar com a educação de Gravatá”.

O secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá destacou o compromisso com o cumprimento das metas pela atual gestão municipal. “O governo do prefeito Joselito Gomes teve realmente organização administrativa, o que fez com que a arrecadação atingisse condição de realizar muitas ações e principalmente na saúde, como Gravatá já observou, o quanto avançou nessa área. Portanto, hoje, colocamos para a população todos os números de forma transparente para que os moradores realmente acompanhem e isso é muito importante para um governo que foi eleito de forma democrática. Estamos concluindo essa etapa de responsabilidade de mostrar o quanto foi arrecadado, quanto foi de despesas e onde elas foram aplicadas. O governo do prefeito Joselito mostra essa responsabilidade com o recurso público”.

A transmissão foi realizada pela Secretaria de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá. Caso não tenha assistido a transmissão ao vivo, você pode assistir o vídeo na página do Facebook, na @prefeituradegravata.