https://gravata.pe.gov.br/

Hospital da Pessoa Idosa do Recife desativa ala exclusiva para pacientes com Covid

Hospital da Pessoa Idosa do Recife desativa ala exclusiva para pacientes com Covid



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

G1 - A prefeitura do Recife fechou, nesta sexta (1º), a ala exclusiva para pacientes com Covid-19 do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado no bairro da Estância, na Zona Oeste. A unidade foi aberta exatamente um ano atrás. Em março deste ano, com a piora da pandemia, passou a ter leitos dedicados à doença.

Com isso, de acordo com a prefeitura, o hospital volta a atender somente pessoas idosas. Atualmente, há, na unidade, 62 leitos de enfermaria e dez de UTI.

Segundo a gestão municipal, o Hospital da Pessoa Idosa fez mais 40 mil consultas ambulatoriais, em um ano.

A unidade chegou a ter um contêiner instalado do no estacionamento para armazenar os corpos dos mortos. Havia, no auge da Operação Covid, 72 leitos de UTI no local. Mais de mil pacientes precisaram de atendimento no hospital, de janeiro a setembro.

No Serviço de Apoio e Diagnóstico da unidade, foram mais de 325 mil procedimentos durante um ano, incluindo exames laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ecocardiogramas.

Além disso, foram feitos mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias vascular, urológica e proctológica.


Estrutura


Há, na unidade de saúde, 13 consultórios para consultas médicos e não médicas, como as de psicologia, enfermagem e farmacêuticas.

Há, também, quatro salas de cirurgia, leitos para recuperação pós-anestésica, salas de curativo e de exames laboratoriais, além de laboratório, farmácia e praça de alimentação.

A capacidade mensal é para 8 mil consultas com médicos clínicos, geriatra, cardiologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo.

O Hospital do Idoso também oferta cirurgias geral, vascular e urológica; atendimentos com profissionais como neurologista, urologista e proctologista.