https://gravata.pe.gov.br/

Deputados de Caruaru lamentam fim das atividades da Fafica, alfinetam gestão de Raquel Lyra e defendem "mobilização política" para reverter decisão

Deputados de Caruaru lamentam fim das atividades da Fafica, alfinetam gestão de Raquel Lyra e defendem "mobilização política" para reverter decisão






Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Representantes da população de Caruaru (Agreste Central), os deputados José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) lamentaram o encerramento das atividades da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafica), instalada há 60 anos no município. 

Em discursos no Pequeno Expediente desta quinta (4), eles repercutiram os prejuízos da medida e defenderam uma mobilização política para reverter a decisão da instituição, mantida pela Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru.

Continua após a publicidade



“É preocupante a notícia do fechamento de uma universidade tão tradicional e importante para a cidade, especialmente num momento em que o País precisa avançar na educação. Lamento que a gestão municipal não tenha evitado isso”, posicionou-se José Queiroz. Ele convocou, além de Tony Gel, os deputados Delegado Erick Lessa (PP) e Laura Gomes (PSB), também da região, para dialogar com a Prefeitura de Caruaru, o Governo do Estado e o reitor da Fafica.

Ex-aluno e ex-presidente do Diretório Acadêmico da faculdade, Tony Gel falou sobre a importância da instituição não apenas para a formação profissional da população de Caruaru e áreas vizinhas, mas também para o movimento econômico do município. “Além de perder um espaço essencial para os jovens com vocação para o magistério, nossa cidade será atingida em suas divisas, pois deixará de receber estudantes vindos de outras localidades”, observou o emedebista, que se prontificou a participar da iniciativa proposta por Queiroz.

Laura Gomes, também ex-aluna da Fafica, comentou o tema durante o discurso dela no Grande Expediente. “É lamentável que o Poder municipal não tenha feito esforços para impedir o encerramento das atividades da faculdade, equipamento estratégico para a formação de professores em Pernambuco”, afirmou. João Paulo (PCdoB), por sua vez, quer compor o grupo que lutará para reverter a decisão.

--Publicidade--