https://gravata.pe.gov.br/

"Se programem para ficar no seu núcleo familiar', diz Secretário sobre decreto do governo que proíbe festas em Pernambuco

"Se programem para ficar no seu núcleo familiar', diz Secretário sobre decreto do governo que proíbe festas em Pernambuco




Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


G1 - Foi publicado nesta terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado, o decreto que proíbe a realização de shows, festas e eventos similares em Pernambuco, com ou sem comercialização de ingressos.

Em entrevista ao Bom Dia PE, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explicou que a recomendação a quem vive no estado é se restringir a reuniões no núcleo familiar no fim de 2020 para evitar o aumento de casos da Covid-19.

“O que a gente recomenda é que as pessoas se programem para ficar no seu núcleo familiar. A pandemia ainda está acontecendo, o vírus ainda está circulando e a gente precisa tomar uma série de cuidados para não acontecer um aumento exponencial”, afirmou. Ainda de acordo com Schwambach, a proibição é voltada para eventos em que o público circula sem máscara e sem distanciamento social.


No final de semana, houve interdições de bares no Recife. No domingo (6), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária flagrou um evento com mais de mil pessoas aglomeradas.


“Ainda está permitido para que restaurantes, hotéis e estabelecimentos que têm serviços de alimentação possam funcionar. As pessoas só podem consumir e tirar a máscara se estiverem sentadas em mesas de no máximo 10 pessoas e mantendo o distanciamento”, disse.


O secretário também explicou que ainda estão permitidas apresentações artísticas, desde que os protocolos do Plano de Convivência sejam obedecidos.


“O que a gente está proibindo são shows e festas onde a gente percebe aquele nível de aglomeração das pessoas em pé, consumindo bebida, porque é isso que traz o risco para a saúde”, afirmou.

As exceções do decreto são festas de casamento e formaturas, mas desde que cumpram os protocolos de higiene, distanciamento social e monitoramento.


“No máximo 300 pessoas, manter o distanciamento social, se tiver serviço de alimentação, tem que consumir sentado nas mesas de no máximo dez pessoas. Se houver alguém contaminado, possa testar e comunicar àquele grupo, àquele núcleo familiar”, explicou Schwambach.


'Ainda é cedo para falar de carnaval'

Ainda de acordo com Schwambach, o governo do estado tem estudado o cenário epidemiológico de Pernambuco para definir algo sobre o carnaval de 2021. "É muito importante a saúde, preservar a vida e salvar vidas. Por isso a gente tem muito cuidado pra analisar semana a semana", afirmou.


"Ainda é cedo para falar de carnaval. Precisamos acompanhar a obediência dos protocolos, manter o uso de máscara, distanciamento, a higiene, para a gente não fazer com que essa curva aumente. O cuidado da população é muito importante", disse o secretário.


Coronavírus em Pernambuco


Na segunda-feira (7), A Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 746 novos casos e 22 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a somar 191.161 confirmações da doença, além de 9.170 mortes de pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus. A contagem começou no dia 12 de março.


Siga nossas redes sociais