Ticker

6/recent/ticker-posts

Gravatá: Unidades de Saúde da Família ampliam testagem para COVID-19



Em virtude do cenário epidemiológico atual, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na próxima sexta-feira (11), das 8h às 16h, uma testagem ampliada para COVID-19 em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) no município. Por USF, serão distribuídos 50 testes do tipo antígeno swab nasal.

As pessoas podem procurar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para agendar essas testagens nos postos de saúde ou por demanda espontânea.

Vale destacar que os demais pontos de testagem municipais, SUCAM e Centro de Testagem, funcionarão normalmente neste dia. Além disso, a população da Zona Rural não precisa se deslocar para o município para realizar a testagem, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde da Família que eles irão informar o dia de realizar o exame.

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, explica que: “Serão 50 testes por Unidade mais os locais de testagem como o Centro de Testagem, localizado no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa e SUCAM, totalizando uns 2 mil testes em apenas um dia. O intuito de fato é captar o maior número de sintomáticos respiratórios que estejam positivos para COVID e orientar o isolamento. O modo de realizar nos postos, a gente orienta que procure a Unidade de Saúde com antecedência ou o agente comunitário e façam um pré-cadastro para que a Unidade se organize e saiba quem são as pessoas do seu território que irão testar e organizar essa demanda melhor. Essa ação acontece nesta sexta e o intuito de fato é ampliar a capacidade de testagem do município já que é uma das maiores da nossa região de saúde”.