https://gravata.pe.gov.br/

Prefeitura de Gravatá encerra participação no 7º Congresso Pernambucano de Municípios

Prefeitura de Gravatá encerra participação no 7º Congresso Pernambucano de Municípios

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

A Prefeitura de Gravatá marcou presença no 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no Centro de Convenções do Estado, em Olinda, Região Metropolitana de Recife (RMR).

De acordo com a organização do evento, após três dias de atividades intensas, houve a participação de mais de sete mil pessoas, número recorde até o momento, com mais de 100 estandes e 12 salas temáticas.

Para encerrar as atividades do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, na quarta (17), o jornalista e escritor Caco Barcellos apresentou a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”.

Gravatá teve ampla participação no congresso. A Secretaria da Mulher, por exemplo, levou uma das políticas internas de empoderamento, qualificação profissional e autonomia financeira, é parte das experiências reunidas a nível de Pernambuco e lançou o volume 3 do Caderno de Boas Práticas em Política Públicas para Mulheres.

Paula Yonara, secretária de Administração de Gravatá, avaliou a participação da cidade no congresso. “Estivemos prestigiando os três dias do Congresso Pernambucano de Municípios. Evento muito esperado pelos agentes públicos porque oportuniza a troca de experiências, exposição de boas práticas de gestão, novos contatos e reciclagem de conhecimentos. A Secretaria de Administração esteve presente com seus colaboradores que participaram de diferentes oficinas e visitou os estandes dos diversos municípios, instituições e prestadores de serviços, bem como aproveitando a oportunidade da Caravana Federativa para estreitar ainda mais os relacionamentos. Experiência positiva e exitosa”.

Gravatá também foi destaque no congresso ao ganhar o prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública, na área de Planejamento e Gestão. Quem apresentou as melhorias no serviço público da cidade neste setor foi o secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Edvaldo Santos. “Minha palestra foi sobre execução orçamentária. Criamos um B.I., que é relatório em dashboard de monitoramento da execução orçamentária e com isso tivemos alguns resultados com essa ação. Falamos sobre a redução da suplementação que a gente fazia todos os anos e diminuiu bastante, em 70% entre 2020-2024 em nossa classificação em relação aos municípios que têm uma menor dependência fiscal, tanto nacional, quanto estadual”.

O congresso teve a presença de 31 ministérios, três secretarias do governo federal, palestrantes renomados, exposição de produtos e serviços em estandes personalizados, atrações culturais, entre outras atividades. Além disso, teve a presença da Caravana Federativa, um espaço de atendimento e informação aos municípios.

Gravatá marcou a presença com estande da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, onde foram apresentados os potenciais da cidade no turismo, nos grandes eventos e na produção cultural da cidade.