Ticker

6/recent/ticker-posts

Recife: Osmar Ricardo realizará debate sobre déficit habitacional e moradia




Na última terça (02/08), o Vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a necessidade de debater o déficit habitacional e a moradia popular através de uma audiência pública na manhã do dia 2 de setembro, na Câmara do Recife.

O requerimento pelo debate, que foi aprovado pelo plenário nesta terça-feira (2), o parlamentar subiu à tribuna durante a votação da proposta. O mesmo cobrou ações efetivas da Prefeitura e mais transparência em relação às políticas públicas sobre moradia.

“O objetivo da audiência pública é fortalecer o debate em busca de alternativas para esse grave problema urbano, agravado pelas chuvas que atingem o Recife. O governo tem que ter um papel importante e resolver isso o mais rápido possível. O poder público deve implantar políticas efetivas, como previsto no orçamento”.

Em maio de 2022 o Recife possuía 258 famílias na lista do auxílio-moradia e 407 no aluguel social, segundo dados solicitados pelo vereador à gestão municipal.

Além da necessidade de expandir a política de moradia do Recife, o vereador disse ter identificado problemas na transparência no cadastro dos beneficiários e na conclusão das obras de conjuntos habitacionais. Inconclusos e sem monitoramento de segurança, alguns habitacionais seriam alvo de furtos de partes de suas estruturas, como portas e janelas.

“Na comunidade do Brum foi entregue uma parte dos habitacionais e o restante não foi entregue até hoje. Em vários lugares são entregues só metade dos habitacionais, ou terminam e não entregam. As pessoas ficam à mercê do vandalismo porque a Prefeitura não toma uma atitude”, afirmou o parlamentar.