Letreiro móvel superior

8/recent/ticker-posts

Recife: Vereadora Liana Cirne apresenta projeto de lei para criação de centro cultural dedicado a Naná Vasconcelos



A vereadora Liana Cirne (PT) apresentou um projeto de lei propondo a criação de um espaço cultural dedicado à vida e à obra do artista pernambucano Naná Vasconcelos. De acordo com a parlamentar petista, a criação do equipamento destinado à manutenção e difusão do acervo e da obra do artista vai garantir a salvaguarda e preservação de seu legado material e imaterial.

“Assim que tomamos conhecimento, como todos os admiradores da obra de Naná Vasconcelos, das dificuldades enfrentadas por Patrícia (Vasconcelos, produtora cultural e curadora da obra de Naná Vasconcelos), decidimos propor a criação desse espaço cultural dedicado à preservação do legado de Naná. Também aproveitamos a passagem de Patrícia por aqui para apresentar e discutir com ela o projeto”, detalhou.

Segundo Patrícia Vasconcelos, a questão trazida por ela nunca foi relacionada ao que fazer com os instrumentos de Naná, mas sim ao que fazer pela manutenção de sua memória e da imaterialidade de sua obra. “Pensamos em um equipamento, um memorial, que tenha conexão com o mundo, assim como Naná sempre teve conexão com as manifestações culturais globais. É essa relação e esse legado que precisa ser preservado”, afirmou.

Ainda de acordo com Patrícia, ela nunca foi procurada para discutir propostas ou parcerias para a preservação do acervo. Diferente de outras instituições fora do Brasil, a exemplo do Musical Instrument Museum (MIM), sediado em Phoenix, no Arizona (EUA), que reserva uma sala em homenagem ao músico e mantém em seu acervo três instrumentos do artista.

O acervo pessoal de Naná Vasconcelos (composto por instrumentos, prêmios, roupas de shows, quadros, fotografias, arquivo de jornais e objetos de lembranças de viagens realizadas por todo o mundo), assim como o legado imaterial de sua obra, tem imensurável importância para a preservação da cultura e da história do Estado de Pernambuco e do Brasil.