https://gravata.pe.gov.br/

Recife: Audiência Pública discute o défice salarial e a política de investimentos do Reciprev e Recifin, geridos pela AMPASS

Recife: Audiência Pública discute o défice salarial e a política de investimentos do Reciprev e Recifin, geridos pela AMPASS




Nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Osmar Ricardo promoveu uma Audiência Pública para debater “O DÉFICIT ATUARIAL E A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DO RECIPREV E RECIFIN GERIDOS PELA AUTARQUIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES (AMPASS)”. A Audiência irá acontecer de forma presencial no Plenarinho da Câmara, das 9h às 12h.

A Audiência Pública teve como propósito ampliar as discussões sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida dos servidores e servidoras municipais com a aprovação das novas alíquotas, aumento do tempo de contribuição e da idade de aposentadoria do funcionalismo municipal.

O encontro contou com uma mesa de representantes dos/as servidores/as e tem como objetivo debater a repercussão financeira, o déficit atuarial, a política de investimentos dos fundos previdenciários do RECIPREV e RECIFIN geridos pela Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass).

No início do ano, o prefeito João Campos encaminhou para a Câmara Municipal do Recife, um pacote de projetos para alterar a previdência do/a servidor/a. Ao todo, a Câmara apresentou 90 emendas, a maioria realizada pelo mandato do vereador Osmar Ricardo e demais vereadores da oposição. O objetivo era diminuir o impacto das mudanças. Mas apenas nove emendas foram aprovadas.

A reforma aumentou de 12,82% para 14% a alíquota previdenciária para os/as servidores/as, além de impor idade mínima de 61 anos para as mulheres e 64 anos para os homens.

Recentemente, o prefeito enviou outro projeto de lei que migrou 729 aposentados do RECIFIN para o RECIPREV. O objetivo da audiência foi entender o impacto disso tudo na vida do servidor e da servidora e como fica as suas aposentadorias daqui pra frente.

Integrou a mesa da Audiência Pública:

José Marcos Alves Barros - Gerente Geral de Investimentos da Ampass

Luiz Cláudio Kogut - Empresa Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial (Remoto)

Petrônio Lira Magalhães - Presidente do Conselho Fiscal da Ampass

Antônio Marcos Medeiros Araújo - Membro do Conselho de Previdência da Ampass (Representante dos Servidores Pelo AFREM Sindical)

José Iramar Da Rocha - Analista De Controle Externo e Gerente de Previdência e Gestão Fiscal do Tribunal de Contas de Pernambuco

Gerferson Fernandes - Diretor do SINDSEPRE