https://gravata.pe.gov.br/

Pré-candidatos a prefeito do Recife nas eleições de 2024: veja lista

Pré-candidatos a prefeito do Recife nas eleições de 2024: veja lista



G1 - O primeiro turno das eleições municipais de 2024 vai acontecer no dia 6 de outubro. Entretanto, desde o final de 2022, partidos e federações se movimentam para a formação de alianças e o lançamento de pré-candidaturas para a prefeitura do Recife.

De acordo com o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para que os partidos e federações realizem convenções e decidam seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.

Após a definição dos nomes, as agremiações têm até 15 de agosto para realizar o registro na Justiça Eleitoral.

Confira a lista de pré-candidatos à prefeitura do Recife, até o momento (em ordem alfabética):

Dani Portela (PSOL)


É deputada estadual pelo PSOL, partido que integra desde 2016, e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2018, concorreu ao executivo estadual, mas foi derrotada e ficou em terceiro lugar, com 4,97% dos votos válidos. Em 2020, foi a vereadora mais votada da capital, com 14.114 votos. No pleito estadual, em 2022, foi eleita deputada estadual com 38.215 votos, e é a única de seu partido a ocupar uma cadeira na Alepe. Atualmente, há um imbróglio na federação PSOL-Rede, já que o deputado federal Túlio Gadêlha também se lançou pré-candidato.

Lançamento: ainda não houve evento de lançamento da pré-candidatura, mas, no dia 4 de abril Dani Portela protocolou no diretório da federação partidária uma carta-compromisso de pré-candidatura à prefeitura. A definição entre o nome dela ou de Túlio Gadêlha deve acontecer no dia 15 de abril, após votação do diretório municipal.

Daniel Coelho (PSD)


Filiou-se ao PSD no dia 5 de abril. Se confirmada, esta será a terceira vez que ele concorre à prefeitura, pois já tentou o cargo em 2012 e em 2016, pelo PSDB. Na última vez que se candidatou a cargo eletivo, em 2022, tentou se reeleger deputado federal, mas não conseguiu. Atualmente, ele, que tem 45 anos, é secretário de Turismo de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já sinalizou apoio à sua possível candidatura.

Lançamento: embora ainda não tenha sido lançada oficialmente, a pré-candidatura de Daniel Coelho foi bastante citada no evento em que ele se filiou ao PSD, recebendo apoio do PP. No local, Coelho disse que a escolha de ir para o PSD foi uma forma de ampliar as bases de Raquel Lyra (PSDB).

Gilson Machado (PL)


Ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado, de 55 anos, é empresário e tem sido apresentado como pré-candidato à prefeitura pelo PL. Em 2022, deixou o ministério para concorrer ao Senado, mas ficou em segundo lugar na disputa, com mais de 1.3 milhão de votos (29,55%). Também é sanfoneiro e líder da banda Forró da Brucelose.

Lançamento: a candidatura ainda não foi lançada oficialmente e a expectativa é de que haja um evento no Recife com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.


João Campos (PSB)


É o atual prefeito do Recife e deve disputar a reeleição. Filho do ex-governador Eduardo Campos, começou a vida política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido). Em 2018, se elegeu deputado federal com votação histórica de mais de 400 mil votos. Dois anos depois, disputou a prefeitura e enfrentou um 2º turno acirrado contra sua prima, Marília Arraes (à época, no PT). Venceu a disputa e, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.

Lançamento: de acordo com o PSB, João Campos tem se declarado como pré-candidato à reeleição, mas não houve ainda um ato formal de lançamento da pré-candidatura nem há previsão de quando acontecerá.


Tecio Teles (Novo)



Tecio Teles tem 34 anos, é advogado e já se candidatou a vereador pelo partido Novo em 2020, e pelo antigo DEM, em 2008, mas não foi eleito em nenhum dos pleitos. Sua pré-candidatura começou a ser discutida em julho de 2023 e foi oficializada em janeiro deste ano.

Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada pelo Partido Novo em janeiro, mas não houve um evento de lançamento.

Túlio Gadêlha (Rede)


No segundo mandato como deputado federal, Túlio Gadêlha é bacharel em direito, tem 36 anos e já foi filiado ao PDT, partido que deixou em 2021. Em 2020, sua pré-candidatura chegou a ser cogitada, mas foi rifada pelo PDT em prol de uma aliança com o PSB, lançando Isabella de Roldão como vice de João Campos. Embora tenha sido lançado como pré-candidato pela Rede, ainda deve disputar o título de candidato da federação PSOL-Rede com Dani Portela.

Lançamento: a pré-candidatura foi lançada em 2 de março, em um evento no Recife com participação da fundadora do partido, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Brasil, Marina Silva.


Leia também:

Enquete do blog: Padre Joselito tem 75% da preferência dos internautas em cenário de disputa pela prefeitura de Gravatá com Joaquim Neto, que somou 18%