Estudantes de Bonito recolhem meia tonelada de plástico em gincana promovida pela Compesa



No Dia Mundial da Água, o município de Bonito, no Agreste de Pernambuco, comemora o resultado de uma parceria que uniu educação e ação social para dar uma resposta positiva à natureza. Alunos de oito escolas públicas que participaram da Gincana Ambiental, iniciativa da Compesa com a Prefeitura de Bonito, conseguiram coletar cerca de 500 kg de garrafas PET na cidade. Esse material que antes poderia poluir os mananciais hídricos vai, agora, ganhar um destino sustentável. O resultado da ação foi divulgado, nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Colégio Municipal Paulo Viana de Queiroz.

Estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental de oito escolas públicas foram sensibilizados sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no que se refere aos cuidados com o descarte inadequado dos resíduos sólidos e a consequentemente poluição dos rios. Entre os dias 1º e 19 de março, eles foram estimulados a juntar a maior quantidade possível de garrafas plásticas para serem destinadas à coleta seletiva.

A turma do 5º A do Grupo Escolar Arlindo Cavalcanti venceu a competição, tendo recolhido 70 kg de garrafas na gincana. O plástico foi entregue à ONG Recicla Tudo, formada por catadores de recicláveis. Já a equipe vencedora, além de ter ganho troféu e certificados, vai conhecer a Estação de Tratamento de Água da Compesa em Gravatá.

A gincana faz parte das ações socioambientais da Compesa realizadas durante as obras da Adutora de Serro Azul. O novo sistema terá capacidade de transportar 500 litros de água por segundo até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste entre os municípios de Caruaru e Bezerros. A obra, que recebe investimentos de R$ 200 milhões, beneficiará um milhão de pessoas em nove municípios do Agreste (Caruaru, Bezerros, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caitano, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama).