https://gravata.pe.gov.br/

Dani Portela pede informações aos municípios sobre preparação para período de chuvas

Dani Portela pede informações aos municípios sobre preparação para período de chuvas


Ação, chamada Ouvidoria das chuvas, priorizou as cidades que mais sofreram consequências no período chuvoso de 2022



Dando continuidade ao projeto Ouvidoria das Chuvas, iniciado ainda na sua legislatura municipal, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) protocolou um pacote de indicações e pedidos de informação à municípios sobre as suas preparações para o período chuvoso. Os municípios escolhidos para a ação foram os que, no ano passado, sofreram as maiores consequências da intensidade das chuvas. São eles: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba.

O objetivo do pacote é entender quais ações estão sendo tomadas pelos poderes públicos municipais para prevenir as consequências de possíveis chuvas fortes, considerando a previsão de chuvas ainda mais intensas para 2023. As prefeituras foram perguntadas a respeito da existência ou não de defesa civil, meios de contato do público, mapeamento de zonas de risco, existência ou não de plano de prevenção de desastres naturais, entre outras questões.

A deputada reafirma que ações como essas precisam ser planejadas com antecedência, para que a população não sofra as consequências das chuvas. “Todos os anos vemos as pessoas residentes em áreas de risco sendo penalizadas. E essas pessoas são, em sua maioria, pobres e pretas. Esse fenômeno se chama racismo ambiental e nós não podemos normalizá-lo. As ações precisam acontecer antes que chova”, finalizou.