Os 49 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta. Entre os parlamentares empossados, 24 foram reeleitos, 22 assumem pela primeira vez e três retornam à Casa depois de terem atuado em outros mandatos. Os deputados integram 12 partidos diferentes, com as maiores bancadas sendo do PSB, do PP, seguidos por PL e União.
Entre os eleitos, 32 se autodeclaram brancos, doze pardos e cinco pretos. Sobre a escolaridade, 31 possuem Ensino Superior completo, seis Superior incompleto, dez concluíram o Ensino Médio e dois o Ensino Fundamental. Em relação às mulheres eleitas, o número apresentou redução, passando de dez na última legislatura para seis em 2023.
O deputado Aglailson Victor, do PSB, que presidiu a Sessão Solene, elencou os desafios dos novos legisladores. “Assumimos também o compromisso de fazer ecoar, neste Parlamento, as necessidades mais urgentes e prementes de nosso povo. Abraçamos a missão de debater, com seriedade, nas audiências públicas, comissões temáticas e no Plenário desta Casa, os grandes temas econômicos, políticos e sociais de interesse nacional, mas sobretudo estadual, sempre de maneira democrática e harmoniosa.”
Ainda durante a Sessão Solene, os parlamentares prestaram o compromisso constitucional, assinaram o termo de posse e receberam o distintivo parlamentar.
A governadora Raquel Lyra esteve presente na solenidade e desejou sucesso aos novos eleitos. Ela pediu a cooperação deles para que o poder público possa chegar aos mais necessitados de Pernambuco. “Ninguém faz nada sozinho e a colaboração dos Poderes constituídos em nosso Estado é condição necessária para que possamos avançar, cuidar dos invisíveis e estabelecer as bases do futuro de Pernambuco. Pessoas passam fome e passam sede, mulheres sofrem violências inomináveis, a falta de oportunidades condena gerações de jovens e crianças a uma vida sem perspectiva. Vamos agora começar o trabalho pela mudança.”
Os parlamentares que estavam ocupando mandato de vereador apresentaram a documentação exigida para a renúncia do cargo anterior.
0 Comentários