Primavera: acusado de ser o mandante da morte de secretário de esportes do município, vereador Irmão Caca do Sindicato é assassinado a tiros


Ismael Alves - Um crime de morte foi registrado no município de Primavera, Mata Sul, no final da tarde desta sexta-feira, 27. A vítima é o vereador José Carlos dos Santos (PSB), popularmente conhecido como 'Irmão Caca do Sindicato'. 

O parlamentar foi atingido por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no local do crime, em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Primavera (STR), na Vila João Murilo.

Caca do Sindicato era acusado de ser o mandante do assassinato de Maurício Bezerra de Barros Neto, morto por engano em 07 de junho de 2021. O verdadeiro alvo do crime, segundo o delegado Erivaldo Guerra, responsável pelas investigações do caso, seria outro servidor público que não havia ido trabalho no dia do crime. 

Caca chegou a ser preso pela polícia civil no dia 28 de junho de 2021. À época, o delegado Erivaldo Guerra, em entrevista concedida sobre o caso, chegou a relatar que o vereador havia planejado outra morte. 

"Esse vereador planejou a morte de outra pessoa. Ele, anteriormente, era candidato à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Primavera, em 2020, e, com isso, ele não aceitava disputa de outra chapa. Para assustar a pessoa que estava disputando, ele contratou um homem para atirar na porta da candidata”, relatou o delegado. Atualmente, o parlamentar respondia pela acusação em liberdade. 

Irmão Caca do Sindicato foi eleito vereador nas eleições de 2020, ocasião na qual obteve 465 votos (5,14%). Ele foi o segundo parlamentar mais votado do município no pleito eleitoral daquele ano.

A autoria e motivação do assassinado de Caca do Sindicato ainda são desconhecidas. Até o fechamento desta reportagem ninguém havia sido preso.