https://gravata.pe.gov.br/

Compesa conclui obra de esgoto no Bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife

Compesa conclui obra de esgoto no Bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife



Uma boa notícia para 40 mil moradores de Boa Viagem, zona sul do Recife. O novo sistema complementar de esgotamento sanitário do bairro foi concluído e já está em operação. A obra, iniciada no mês de julho, promoveu a implantação de mais de três quilômetros de redes de esgoto e construção de uma estação elevatória de esgoto (EEE). Com investimento de R$ 12 milhões, o empreendimento foi mais uma iniciativa do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK, que se propõe a mudar o cenário do saneamento nas cidades da Região Metropolitana, além de Goiana, na Mata Norte.

Com a finalização dos trabalhos, os moradores do entorno do Shopping Recife e Rua Padre Carapuceiro estão sendo beneficiadas com a coleta e tratamento de esgoto. “A compreensão da população foi importante para que o projeto fosse executado da melhor forma possível, ou seja, com menos interferências na vida das pessoas. Encerramos mais um desafio de garantir o acesso aos serviços de esgotamento sanitário, conforme preconiza o Programa Cidade Saneada, que prevê o alcance da cobertura de 90% até o ano de 2037“, explica o diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho.

Estão sendo coletados e tratados 2,33 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a quase duas piscinas olímpicas, um ganho relevante para os moradores de Boa Viagem. A previsão é que esse número aumente assim que todos os imóveis estiverem ligados à rede pública de esgoto agora disponível.

“Quando um sistema de esgotamento sanitário inicia a operação, a natureza passa a receber um efluente tratado e a sociedade deixa de conviver com esgoto a céu aberto. Com isso, a transformação pelo saneamento se torna realidade nestas localidades beneficiadas”, comenta o diretor-presidente da BRK em Pernambuco, Vitor Vasconcelos.