Pesquisa CNT: Lula tem 44,2% de intenções de voto e Bolsonaro, 36,3%



Correio Braziliense - A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, neste sábado (1/10), a 155ª Pesquisa de Opinião, sob nº de registro no TSE: BR-02944/2022. Realizado entre 28 e 30 de setembro de 2022, o levantamento mostra as intenções de votos para presidente da República nas eleições de 2022. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em primeiro lugar, com 44,2% na pesquisa estimulada, oito pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), com 36,3%.

Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 4,5%. Em seguida, Simone Tebet aparece com 4,3% e Soraya Thronicke, com 1,2%. De acordo com o levantamento, o percentual de indecisos é de 4,3%. Além disso, 4,2% dos entrevistados disseram que votarão em branco.

Considerando-se apenas os votos válidos, o petista alcança 48,3%, indicando indefinição quanto à realização de segundo turno. Bolsonaro surge na segunda posição, com 39,7% dos votos válidos, seguido por Ciro, com 4,9%. Simone tebet aparece com 4,7%.

A pesquisa aponta ainda as intenções de voto em hipótese de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nesse cenário, Lula aparece com vantagem de 9,2 pontos sobre o atual presidente, redução de um ponto percentual em relação ao último levantamento.

A possibilidade de mudança de voto até a hora da votação do público geral é de 11,9%. Já entre os eleitores do Lula, a possibilidade de mudar o voto é de 7,8%. Entre os bolsonaristas, essa possibilidade aumenta para 8,2%.

A soma dos que certamente votam em Lula e os que podem decidir votar nele na última hora, levam o candidato petista à vitória em primeiro turno, com 52% dos votos.

O mesmo não acontece com Jair Bolsonaro. Somando os votos certos e os indecisos, o candidato alcança 44%, o que o levaria para um segundo turno.

Além disso, a pesquisa mostra que 54% das pessoas entrevistadas não votariam no atual presidente de jeito nenhum. Neste quesito, Ciro empata com Bolsonaro. Os que não votam na candidata Simone Tebet de jeito nenhum somam 49%. Já 48% não votariam em Lula.