SAMU Gravatá promove nova etapa de capacitação para condutores de veículos de emergência



Carros, pedestres, motos, animais, tudo pode ser um obstáculo no momento de um atendimento de socorro das equipes do SAMU.

Para capacitar os condutores que têm a responsabilidade de prestar esse serviço, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, pelo SAMU municipal, realiza a 2ª Capacitação de Veículo de Emergência – CVE.

A partir do momento em que esses profissionais assumem a direção da viatura, eles têm responsabilidade com a vida deles mesmos, da equipe, da pessoa que está em socorro e de toda sociedade que está ao redor.

Por isso, 40 condutores do SAMU de Gravatá e dos municípios de Pesqueira, Bezerros, Garanhuns, Brejão, Cortês, Jataúba, Moreno, Caruaru, Chã Grande, além do Detran Recife e Caruaru, passam por aulas teóricas, na base do SAMU Gravatá, e práticas, no antigo Vila da Serra, desde terça (26) até o próximo domingo (31).

Um dos condutores que está participando da capacitação, Manoel Francisco, do SAMU de Chã Grande, opina sobre o treinamento. “Essa capacitação é muito eficaz, porque quando eu iniciei, há cinco anos, não tive essa oportunidade de ter esse curso. Essa é a segunda vez que estou fazendo e adquiri muito conhecimento, mais habilidade e experiência. Comecei no SAMU daqui de Gravatá e hoje sou do serviço de Chã Grande”.

A aula prática teve início nesta quinta (28), com o revezamento de duas turmas de 20 condutores cada uma. Os responsáveis por esta etapa da capacitação são Marcelo Alves, que é o coordenador do curso, além dos instrutores Márcio Cardoso, Claudionor Adrião e Vanderlei Jorge de Lima, que é instrutor do SAMU Jaboatão e Recife.

Mirtes Melo, coordenadora do SAMU Gravatá, acompanhou o treinamento prático e complementou que “estamos nessa segunda capacitação para que, com isso, nossos profissionais condutores estejam cada vez mais qualificados, para prestar um socorro com mais firmeza e segurança à população gravataense”.

Entre os parceiros desta capacitação estão Guarda Civil Municipal – GCM, Detran/PE, PRF-PE e o Núcleo de Ensino Permanente – NEP.