Ticker

6/recent/ticker-posts

Avô de João Campos: morre aos 92 anos Cyro de Andrade Lima, médico e ex-secretário de Saúde de Pernambuco



G1 - Morreu neste domingo (24), no Recife, o médico Cyro de Andrade Lima, ex-secretário de Saúde de Pernambuco. Ele faleceu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O ex-gestor é pai da ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos e avô do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Ele foi secretário de Saúde entre os anos de 1987 e 1990, na segunda gestão do ex-governador Miguel Arraes (PSB) à frente do Executivo estadual, depois da anistia e volta do exílio de Arraes.

Cyro de Andrade Lima era gastroenterologista e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele morreu na casa da família, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

A residência é a mesma em que morou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), genro de Cyro, que morreu num acidente aéreo em 2014, durante a campanha presidencial.

O velório ocorre na casa da família e vai ser restrito a parentes e amigos mais próximos. Uma missa de corpo presente foi marcada para as 15h. O sepultamento ocorre às 17h, no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Luto

Nas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos, publicou um texto lamentando a morte do avô. Disse que, junto com a mãe e o pai, o avô era uma de suas três grandes inspirações. Acompanhando o texto, estava uma foto dele com o avô no engenho da família, no interior de Pernambuco, que, segundo João Campos, era o "lugar predileto no mundo" dos dois.

"Tive o privilégio de morar a vida inteira com meu avô, de aprender todos os dias com ele e de crescer ao seu lado. Sempre tivemos gostos muito parecidos, do gosto pela pescaria a andar de cavalo, de construir e consertar as coisas, tudo era uma engenhoca. O que sou hoje, devo a ele. Sempre acreditou em mim, me ajudou e me orientou. Me ensinou a ter uma vida com firmeza serena. Para ser firme, altivo e forte, não precisamos aumentar o tom de voz ou diminuir ninguém", afirmou.

João Campos disse, ainda, que o avô foi a pessoa mais justa que ele conheceu, além de o "melhor médico que já" conheceu.

"A melhor figura humana com quem já convivi e a maior inspiração que já tive. Sempre o vi como um herói, alguém que estava acima do bem ou do mal. Uma verdadeira inspiração. Vovô, sempre, em tudo que eu fizer, vou lembrar de você. Se cheguei até aqui, devo a você. Daqui para frente, continuarei fazendo por você e como você me ensinou. Darei o melhor de mim, sempre", afirmou, na postagem.

Também nas redes, o senador Humberto Costa (PT), que é médico, lamentou a morte de Cyro de Andrade Lima. "Cyro foi meu professor na UFPE e com seus posicionamentos progressistas, apoiou nosso trabalho no movimento estudantil. Minha solidariedade a todos da família Campos", disse.