Eleições 2022: saiba quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco



G1 - O primeiro turno da eleição para o governo de Pernambuco está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificou nas últimas semanas.

O cenário ainda não está definido, e as negociações para formação de federações partidárias também podem mudar os nomes para o pleito estadual.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):

Anderson Ferreira (PL)


Situação: ele deixou no dia 31 de março o cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele estava em seu segundo mandato. Aos 49 anos, ele irá disputar o governo pelo partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Lançamento: a candidatura não foi lançada oficialmente pela legenda.

Armando Filho (PRTB)


Situação: Cantor e compositor evangélico, tem 67 anos e atua há mais de 40 anos na indústria da música cristã. Já se candidatou a vereador de Jaboatão, a deputado federal e deputado estadual, mas não foi eleito em nenhuma das ocasiões.

Lançamento: A pré-candidatura foi lançada no dia 28 de março, em evento do partido realizado num hotel em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Danilo Cabral (PSB)


Situação: É deputado federal, no terceiro mandato. Tem 54 anos e já exerceu mandato de vereador do Recife. O nome foi definido pelo PSB em reuniões das executivas nacional e estadual, em 11 de fevereiro.

Lançamento: A pré-candidatura de Danilo Cabral foi oficializada em 21 de fevereiro, durante uma solenidade em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

João Arnaldo (PSOL)


Situação: É advogado, tem 47 anos e foi candidato a vice-prefeito do Recife, em 2020, na chapa de Marília Arraes (PT), derrotada pelo atual prefeito João Campos (PSB).

Lançamento: A pré-candidatura de João Arnaldo foi oficializada em 22 de janeiro, depois de uma conferência eleitoral realizada pela internet. Ele teve 73% dos votos dos integrantes do PSOL.

Jones Manoel (PCB)


Situação: Historiador, professor de história e youtuber, tem 32 anos e é mestre em serviço social. Tem três livros publicados, todos sobre o pensamento marxista, raça, classe e colonialismo.

Lançamento: A pré-candidatura foi apresentada pelo PCB durante uma live realizada no dia 14 de fevereiro.

Marília Arraes (SD)


Situação: É deputada federal, segunda secretária da Câmara dos Deputados e presidente estadual do Solidariedade. Tem 37 anos, foi vereadora do Recife por dez anos e, em 2020, se candidatou à prefeitura, sendo derrotada pelo atual prefeito João Campos (PSB).

Lançamento: A pré-candidatura de Marília Arraes foi anunciada em 25 de março, no ato de filiação da deputada federal ao Solidariedade, após sair do PT.

Miguel Coelho (UB)


Situação: no segundo mandato de prefeito de Petrolina, no Sertão, deixou o cargo no dia 31 de março. Tem 31 anos, já foi deputado estadual e é filho do ex-líder do Senado no governo Bolsonaro Fernando Bezerra Coelho.

Lançamento: A assessoria de Miguel Coelho afirma que a pré-candidatura está lançada, mas não oficializada, com apoio de outro partido, ainda em negociação. Em 8 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a criação do União Brasil, fusão do DEM e PSL.

Raquel Lyra (PSDB)


Situação: no segundo mandato como prefeita de Caruaru, no Agreste, deixou o cargo no dia 31 de março. Exerceu dois mandatos de deputada estadual. Atualmente, preside o PSDB em Pernambuco. Tem 43 anos, foi delegada da Polícia Federal e atuou na Procuradoria-Geral do estado.

Lançamento: o lançamento oficial da candidatura pelo PSDB ocorreu no dia 2 de abril.