https://gravata.pe.gov.br/

Coluna especial • Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural: um dos pilares da gestão do Padre Joselito em Gravatá

Coluna especial • Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural: um dos pilares da gestão do Padre Joselito em Gravatá


Ismael Alves O prefeito Padre Joselito Gomes (PSB) segue desfrutando de elevados índices de aprovação popular. Há pouco mais de um ano no comando administrativo de Gravatá, Agreste, o gestor continua em clima de lua de mel com a população e a explicação é fácil de entender: trabalho. O bom desempenho da sua administração tem reflexo direto com o comprometimento do time de colaboradores, escolhidos a dedo pelo prefeito. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento é um exemplo claro de produtividade. Através dela, inúmeras conquistas foram alcançadas em prol do município, até mesmo em ações que vão além das atribuições da pasta. Sob o comando de Luis José da Silva, o popular 'Lula do Padre', e contanto com a retaguarda do secretário executivo Alexsandro Barbosa, o 'Aléx da Água' e da assessoria de Renné Gonçalves, a respectiva secretaria tem sido um importante pilar na gestão do Padre Joselito.

A pasta tem garantido um trabalho contínuo de recuperação das estradas vicinais, além de manter o abastecimento ininterrupto de água nas localidades rurais que precisam desse apoio.

Regularização fundiária

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural também é responsável pela execução do programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Renné Gonçalves é o coordenador do programa no município. Em Gravatá, centenas de famílias estão sendo contempladas pelo programa que assegura a legalidade na posse de imóveis. O Moradia Legal está presente nos bairros Porta Florada II, Loteamento Nossa senhora da Conceição, Loteamento Manoel Luiz, em Mandacaru, além de outras localidades. A maestrosa execução do programa despertou elogios do próprio TJPE. 

Captação de recursos e equipamentos

A pasta de Lula, Alex e Renné  também atua na captação de recursos para Gravatá. Através dela, foi possível angariar R$ 817 mil, via Ministério do Desenvolvimento Regional, para regularizar cerca de 200 imóveis no município. Em 2021, a pasta atuou diretamente no destravamento de recursos, em Brasília, para a conclusão e execução de obras e ações como  a Radial Sul, aração de terras que já beneficiou cerca de 400 famílias que sobrevivem da agricultura familiar e plantio de mais de 4.000 mil mudas de árvores de espécies nativas. Também entra no rol de conquistas duas máquinas motoniveladoras, uma pá mecânica e três caminhões caçamba.

Além de cuidar do Meio Ambiente e Agricultura, a pasta segue impulsionando o trabalho do prefeito Joselito Gomes em diversas áreas da administração.