Arthur do Val renuncia: "Em respeito aos 500 mil que votaram em mim"



Correio Braziliense - O deputado estadual Arthur do Val (União-SP), mais conhecido como 'Mamãe Falei', comunicou, nesta quarta-feira (20/4), a renúncia de seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O parlamentar foi alvo de pedido de cassação após vazamento de áudios de cunho machista e sexista sobre as mulheres ucranianas durante viagem ao país.

"Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus vetos sendo subjugados pela Assembleia", disse em nota. O deputado afirmou, contudo, que continuará lutando por seus direitos: "Não pensem que desisti".

Em uma das gravações mais polêmicas, Arthur do Val diz que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Após o escândalo, ele minimizou o episódio, mas acabou retirando a pré-candidatura ao governo de São Paulo.

A renúncia ao mandato, porém, não faz com que o processo que corre na Alesp seja paralisado. Os deputados estaduais irão decidir, agora, sobre os direitos políticos do deputado, que ainda pode ficar inelegível por oito anos.

Confira nota do político na íntegra:

“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições.

Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito à defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política.

Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus vetos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.