https://gravata.pe.gov.br/

Pessoas ficam ilhadas e ruas ficam alagadas após fortes chuvas no Grande Recife

Pessoas ficam ilhadas e ruas ficam alagadas após fortes chuvas no Grande Recife

Situação da Rua Aleixo, em Camaragibe, às 7h25 desta terça-feira (22) 

G1 - A água invadiu casas e alagou ruas e avenidas do Grande Recife, após fortes chuvas, que caem desde a noite de segunda-feira (21). Houve registro de deslizamento de barreiras, sem feridos, e de pessoas ilhadas, sem conseguir sair de onde estavam.

O alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para a possibilidade de fortes chuvas no Grande Recife e outras regiões do estado vale até esta terça.

Segundo a Apac, até 6h20, foram registrados 170,44 milímetros de chuva em em Camaragibe nas últimas 24 horas, sendo 164,93 milímetros nas últimas 12 horas. Para todo o mês, o esperado era chover 222,6 milímetros.

A Defesa Civil de Camaragibe foi acionada para oito deslizamentos de terra, sem vítimas; duas quedas de árvores, além de pontos de alagamento.

No Loteamento Nazaré, na cidade, moradores relataram dificuldades de sair de casa. "Não sai ninguém, nem entra ninguém. Começou a chover às 20h. Por volta das 21h, já estava tudo cheio", contou analista administrativo Fabiana Maria.

Fabiana afirmou que, como a casa tem um andar superior, o prejuízo maior foi na parte de baixo. "Hoje era dia de eu ir trabalhar presencial, não tem como eu ir. Meu marido é autônomo, não tem condições de sair. Está tudo alagando", relatou.

São Lourenço da Mata

O segundo local em que mais choveu foi São Lourenço da Mata, com 149,34 milímetros, o que representa 92% dos 161,20 milímetros esperados para todo mês de março. Moradora da cidade, a idosa Terezinha Maria da Silva, de 76 anos, contou que perdeu eletrodomésticos e móveis.

"Perdi minhas coisas, meu fogão, minha geladeira, meus móveis. Perdi foi tudo", afirmou Terezinha.
Essa não foi a primeira vez que a casa da idosa foi invadida pela água. No entanto, contou Terezinha, das outras vezes ela teve ajuda para subir os móveis. "Já aconteceu duas vezes, três com essa. Agora foi de mais", declarou.

Na cidade, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h50 da segunda (21) e resgatou duas pessoas que estavam ilhadas em uma residência na Rua Pedro Araujo, no Centro de São Lourenço.

Recife

Na capital, várias localidades ficaram alagadas na Zona Norte da cidade. Na Rua Nova Granada, na comunidade do Alto Nossa Senhora de Fátima, um muro cedeu devido a um pequeno deslizamento de terra e caiu sobre um carro.