Ex-vice-prefeito do Recife, Silvio Pessoa morre em casa, aos 86 anos



G1 - Silvio Pessoa de Carvalho morreu, aos 86 anos, no Recife, na tarde deste domingo (20). Ele foi vice-prefeito do Recife, no mandato de Jarbas Vasconcelos, e também foi procurador-geral de Pernambuco, deputado estadual e federal, além de ter sido presidente do Sport Club do Recife, no biênio de 1973 e 1974.

A família de Silvio informou que o óbito foi decorrente de causas naturais. Parente dele também disseram que o velório vai ocorre no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, mas a data e o horário não haviam sido divulgados até a última atualização desta reportagem.

Ainda segundo familiares de Silvio, ele estava internado no Hospital Esperança do Recife, no bairro da Ilha do Leite, na área central da capital, desde o dia 3 de janeiro de 2022, devido a uma isquemia que o levou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A alta hospitalar ocorreu na quinta-feira (17).

Silvio, que completaria 87 anos em abril, foi encontrado sem vida dentro da casa onde morava, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Ele deixou a esposa, quatro filhos e cinco netos.

Pesar

Por meio de nota, a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) comunicou a morte de Silvio "com extremo pesar". No texto, lembrou que ele comandou a Procuradoria Geral no período de 1999 a 2006 e que também foi secretário estadual de Justiça e secretário de Finanças e de Justiça da prefeitura do Recife.

“Dr. Silvio Pessoa deixa um legado de honradez e coragem. Marcou a Procuradoria e os procuradores que, com ele, conviveram pela pronta disposição em compartilhar conhecimento e incentivar os mais jovens. Tive o privilégio de ser nomeado e tomar posse durante sua gestão e, com ele, aprendi, desde logo, os atributos de um verdadeiro homem público. Nossos profundos sentimentos ao seu filho e nosso colega Frederico Carvalho e a toda a família de dr. Sílvio”, disse o procurador-geral Ernani Medicis, no comunicado.