Ticker

6/recent/ticker-posts

Câmara do Recife debate atuação da Emprel em audiência promovida pela vereadora Liana Cirne


A Câmara Municipal do Recife realizou, nesta quarta-feira (9), audiência pública para debater a atuação e possíveis mudanças na estrutura da Empresa Municipal de Informática (Emprel). Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), o encontro, realizado de forma híbrida (presencial e remota), debateu a proposta de transformação da empresa pública em autarquia e demandas dos servidores da estatal.

O evento contou com a participação, além da parlamentar petista, do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB); do presidente da Emprel, Bernardo D’almeida; dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD-PE) Sheyla Wilma de Lima (presidente), Manoel Messias Melo (secretário de finanças) e Tereza Cristina Archier (coordenadora da comissão dos funcionários da Emprel), além de servidores da estatal municipal de informática que compareceram em bom número ao Plenarinho da Câmara Municipal.

Segundo a vereadora Liana Cirne, a Emprel presta um serviço essencial para o povo do Recife que ainda é desconhecido pela maior parte da população. A importância da estatal foi destacada também pelo vereador Marco Aurélio, que citou o Conecta Recife, serviço de atendimento digital da Prefeitura, como um exemplo de sucesso do serviço desenvolvido pela Emprel.

De acordo com Liana, o futuro da empresa passa por três eixos de discussão: a mudança da personalidade jurídica da estatal, de empresa pública para autarquia, a atualização do plano de cargos e carreiras e a elaboração de um plano diretor de informática do Recife. “Precisamos evitar que aconteça com a Emprel o que aconteceu com a URB (Autarquia de Urbanização do Recife), que depois que foi transformada em autarquia perdeu o seu papel de executora de serviços públicos e ficou apenas com a função de planejar”, comparou.

O dirigente do Sindpd-PE Manoel Messias Melo destacou o pioneirismo da audiência. “Pela primeira vez temos uma audiência pública discutindo a atuação da Emprel com os funcionários da empresa”, ressaltou.

Durante as discussões, ficou definida que a vereadora Liana Cirne e o vereador Marco Aurélio Filho apresentação um requerimento conjunto para criação, na Câmara Municipal do Recife, uma comissão parlamentar para acompanhar as discussões sobre a transformação da empresa pública em autarquia, a atualização do plano de cargos e carreiras da estatal e o plano diretor de informática do município.