https://gravata.pe.gov.br/

Apesar do 3º lugar em homicídios no país, secretário de Defesa Social diz que Pernambuco está 'no caminho certo'

Apesar do 3º lugar em homicídios no país, secretário de Defesa Social diz que Pernambuco está 'no caminho certo'



G1 - Pernambuco fechou 2021 com o terceiro maior número de homicídios de todo o Brasil, mesmo com uma baixa de 10% nos assassinatos, em comparação com 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19. Apesar disso, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, disse que o estado está "no caminho certo".

Foram, ao todo, 3.370 mortes violentas no ano passado, de acordo com dados levantados pelo Monitor da Violência do g1. A entrevista de Humberto Freire foi concedida nesta quinta-feira (24), no Bom Dia PE.

O estado só fica atrás da Bahia, que teve 5.099 vítimas, e do Rio de Janeiro, com 3.394 ocorrências. Esses dois estados têm 5 milhões e 6 milhões de habitantes a mais que Pernambuco, respectivamente.

"Realmente, o número ainda é alto e a gente ainda tem muito o que fazer para trazer mais paz e mais segurança para o povo pernambucano, reduzindo ainda mais os homicídios. Mas estamos no caminho certo, tanto que 2021 foi a menor taxa de homicídios da história", afirmou o secretário Humberto Freire, em entrevista.


Quando se leva em conta a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, Pernambuco tem os piores números entre os três estados que estão nos primeiros lugares do ranking.

São 34,83 mortes violentas a cada 100 mil habitantes em Pernambuco. Na Bahia, essa taxa é de 34,02 assassinatos. O Rio de Janeiro tem incidência de 19,4 mortes violentas por 100 mil moradores.

O cálculo do g1 sobre o índice de mortes violentas por 100 mil habitantes foi feito com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população de Pernambuco, que, em 2021, foi de 9.674.793.

Humberto Freire disse, ainda, que o estado consegue resolver a maioria dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios, lesões corporais que resultam em morte e latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

"Pernambuco é vanguarda na investigação de homicídios, a gente investiga e entrega ao sistema de Justiça 65% dos homicídios praticados. Ou seja, de cada três homicídios, dois, dentro do mesmo ano, a gente soluciona e entrega os culpados ao sistema de Justiça. Isso é um índice de vanguarda no Brasil e comparável a alguns países desenvolvidos do mundo. E o investimento para isso é muito grande", declarou.