https://gravata.pe.gov.br/

Enquete aponta maioria seguindo Gildo Dias nas eleições deste ano em Sairé

Enquete aponta maioria seguindo Gildo Dias nas eleições deste ano em Sairé



Ismael Alves - Apesar da incontestável força  política do ex-prefeito Fernando Pergentino (PSB) em Sairé, Agreste, quem continua liderando na preferência do eleitorado é Gildo Dias (PL), atual prefeito. 

Eleito em 2020, Gildo está apenas no segundo mês do segundo ano de mandato, depois de uma administração de oito anos de Pergentino, seu principal opositor. 

Uma enquete realizada pelo perfil deste blog no Instagram, finalizada às 23h dessa quarta-feira, 16, revelou que Gildo Dias continua contando com o apoio majoritário da população saireense quando o tema é as eleições deste ano.

De um total de 846 votos contabilizados na consulta online que perguntou se o internauta de Sairé pretende votar nos candidatos a deputados apoiados por Gildo ou Pergentino, 491 afirmaram ter preferência pelos candidatos que serão apoiados pelo atual prefeito, enquanto 355 demonstram interesse em votar nos aliados de Pergentino. Em percentual, significa 58% x 42% para Gildo e Pergentino, respectivamente. 

O resultado surge diante de um momento de acentuada polarização na política do município. 

Os deputados

Gildo Dias tem aliança firmada com André Ferreira (PSC) e Eriberto Medeiros (PP), federal e estadual, respectivamente. Com a confirmação de Eriberto em disputar uma vaga na Câmara Federal, o quadro sofrerá alteração.

Já o ex-prefeito Fernando Pergentino apoiará Clodoaldo Magalhães (PSB) para federal e João Paulo Costa (Avante) para estadual.

Circunstância diferente

Uma vitória sobre a oposição nas eleições deste ano, poderá consolidar a liderança de Gildo Dias. Diferente de 2020, nestas eleições ele não contará com o apoio do vice-prefeito, Dr. Marcílio (PL), já rompido, politicamente.

Por outro lado, caso o grupo de Fernando Pergentino obtenha o melhor resultado, seu projeto de retomada do poder será potencializado. 


*Enquete não tem valor científico