Andreza Romero propõe criação de Centro de Acolhimento de Animais no Recife



Animais vítimas de violência doméstica e abandono sendo acolhidos num lugar especial para os primeiros cuidados. Esta é a proposta da vereadora Andreza Romero (PP), autora do projeto de lei nº 298/2021, em tramitação na Câmara do Recife, que cria o Centro de Acolhimento de Animais.

“Muitos animais têm sido vítimas de violência doméstica ou de abandono, ainda mais em Recife, onde o volume de pessoas e animais é grande. O presente projeto tem o escopo de instituir um Centro de Acolhimento de Animais, considerando que há muitas [Organizações Não Governamentais] ONGs que se dedicam ao cuidado dos animais, mas nem sempre têm condições técnicas e operacionais para lidar com os processos de adoção e doação de animais abandonados”, justificou Andreza Romero.

De acordo com a proposição, o Centro contará com profissionais habilitados na área de saúde animal para prestar os primeiros socorros e fazer o encaminhamento ao hospital veterinário. Também poderão ser contratadas pessoas com experiência comprovada na área de proteção de animais e feitas parcerias e contratos com ONGs para atendera os animais em situação de violência e auxiliar nos processos de adoção e doação. “Essas Instituições, por ter contato com um grande número de pessoas que gostam de animais, podem se tornar importantes parceiras nas ações do Município em prol desses animais em situação de vulnerabilidade”, reforçou a autora.

O projeto aguarda pareceres das Comissões para ser colocado em pauta. “Os animais merecem respeito, carinho e proteção, e diante do interesse público que a matéria desperta, contamos com o apoio dos nobres pares desta Casa Legislativa para a sua aprovação”.