https://gravata.pe.gov.br/

Eriberto Rafael sugere que escolas do Recife tenham plano de evacuação para situações de risco

Eriberto Rafael sugere que escolas do Recife tenham plano de evacuação para situações de risco



Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei nº 88/2021 de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que obriga as escolas públicas e privadas do Recife a elaborar o Plano de Evacuação em Situações de Risco. A proposta recebeu parecer de aprovação das Comissões de Educação e de Legislação e Justiça e pode ser votada em plenário ainda este ano.

O autor afirma, baseado em pesquisas realizadas no mundo todo, que o risco de incêndios em escolas é cada vez maior. E os cuidados para a proteção da comunidade escolar precisam ser reforçados. A probabilidade de ocorrência de incêndios é muito elevada. Mais de 2000 incêndios ocorrem em edifícios escolares por ano no Reino Unido. Nos Estados Unidos o cenário é mais crítico, em torno de 14.300 ocorrências, em instituições de ensino. No Brasil, a falta de bancos de dados estatísticos pode ser um componente que dificulte a quantificação envolvida numa análise de riscos. O gráfico, extraído do Anuário estatístico do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo demonstra que os incêndios em estabelecimentos de ensino têm aumentado a cada ano. "As perdas decorrentes destes sinistros envolvem muitos gastos para a recuperação das escolas, além das consequências desastrosas para o meio ambiente”, avalia Eriberto Rafael.

De acordo com o projeto, o Plano de Evacuação deverá ser elaborado por um funcionário da instituição que deve considerar as características físicas do estabelecimento e os sistemas de emergência disponíveis e como os professores, alunos e funcionários responderão à situação de risco. O plano também deverá estar em conformidade com as orientações do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco e as determinações da legislação e deve incluir as atribuições e conduta de cada um quando soar o aviso de alarme; a planta do local, detalhando cada porta e janela; a localização dos extintores de incêndio; as rotas de fuga e as saídas de emergência, e procedimentos específicos para evacuar as crianças pequenas e pessoas com necessidades especiais. Alarmes sonoros serão instalados em toda a área de circulação e acomodação de público, tais como ginásios, auditórios e lanchonetes e o plano de evacuação será treinado pelo menos uma vez a cada semestre.

“Este plano é necessário, especialmente diante do público que ocupa esses estabelecimentos, na maioria, adolescentes e crianças, que não possuem a correta percepção dos riscos que as envolvem. Conscientizá-las e treiná-las a seguir procedimentos bem formulados para que possam estar livres de situações de risco, com segurança, são medidas fundamentais para a redução de desastres e vítimas em situações de emergência”, reforça o vereador.