Defensor da criação de um 'Plano Estadual da Maconha', Ivan Moraes disputa prévias do PSOL para concorrer ao governo de Pernambuco



Ivan Moraes, vereador do Recife, é um dos pré-candidatos do PSOL ao governo do estado. A decisão sobre a candidatura será definida neste sábado, 22, quando o PSOL Pernambuco realiza sua Conferência Eleitoral para definir quem será o seu candidato a governador nas eleições de 2022. Estão na disputa à candidatura ao governo pelo partido Ivan Moraes e João Arnaldo.

"Quero ser candidato ao governo pelo PSOL porque quero estimular que mais gente participe da política. E eu estou animado para propor mudanças radicais, e possíveis, nas políticas públicas baseadas em dados e com mais participação", destaca Ivan.

Nomes do PSOL e da política nacional como Talíria Petrone, líder do partido na Câmara dos Deputados; Renato Roseno, deputado estadual do Ceará, e Mônica Francisco, deputada estadual do Rio de Janeiro, declararam apoio à candidatura de Ivan ao governo de Pernambuco. "Nós da esquerda temos uma tarefa grande em 2022, como derrotar o facismo e o bolsonarismo, por isso é tão importante candidaturas que convoquem as pessoas, e quem acompanha o mandato de Ivan sabe da capacidade dele de mobilização, de afeto e de trabalho, por isso temos orgulho dessa pré-candidatura", afirma Renato Roseno.

Ivan Moraes, está em seu segundo mandato na Câmara Municipal do Recife, tendo sido o primeiro vereador do partido na cidade, e é uma alternativa de oposição à esquerda no estado. E Ivan já tem apresentado propostas que devem compor seu plano de governo, caso seja candidato, debatendo pautas não antes vistas num debate em Pernambuco, como a criação de um Programa Estadual da Maconha, e refletido sobre temas como trabalho, renda básica, desencarceramento, combate à fome, agricultura familiar e agroecologia, comunicação como direito humano e política de saúde com investimento na atenção básica.

"Quero propor um Programa Estadual da Maconha para que também possa gerar emprego, renda e medicamento para quem precisa. Também é necessário debater o desenvolvimento de Pernambuco a partir da geração de emprego e renda de forma libertadora, que respeite o meio ambiente, a cadeia produtiva da cultura e com investimento em áreas como tecnologia da informação e agroecologia", explica.

Para a líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, Talíria Petrone, Ivan Moraes é a saída pra derrotar o bolsonarismo e reconstruir Pernambuco. "O meu candidato pra o governo de Pernambuco é Ivan Moraes, diante do cenário nacional que é dramático de avanço do autoritarismo, da fome, da bala do Estado nos corpos negros e periféricos, do desemprego. Mas em Pernambuco o desafio também é grande e, lamentavelmente, os últimos governos de progressistas não tem nada e são aliados do grande capital, do conservadorismo. E Ivan é a saída para devolver Pernambuco ao povo", afirmou.

Debate - O PSOL PE vem realizando um ciclo de debates virtuais com os pré-candidatos. Hoje, 19/01, às 19h, acontece o último debate que traz o tema "Política Econômica: trabalho, salário e renda básica. No sábado, 22, a Conferência Eleitoral do PSOL Pernambuco terá início às 9h, e será realizada virtualmente com a participação de delegados e delegadas escolhidas pelo partido.