André Ferreira: um mandato impulsionado por muito trabalho



Ismael Alves - Depois de ter passado pela Câmara do Recife por três mandatos consecutivos, e sido eleito deputado estadual em 2014, sendo o 4° mais votado daquele pleito, o turismólogo André Ferreira, presidente do PSC em Pernambuco, saiu vitorioso das Eleições 2018 como o 3° deputado federal mais votado de Pernambuco, ultrapassando 175 mil votos.

A explicação para a sua ascensão política pode ser definida em apenas uma palavra: trabalho. E, desde que tomou posse do cargo de atualmente ocupa, ainda em 2019, André Ferreira tem conseguido entregar aquilo que a população mais espera de um político: resultado. 

Equilíbrio

Oriundo do segmento evangélico e ideologicamente de direita, André sempre teve posicionamentos ponderados e flexíveis, sem nenhuma dificuldade para lidar com quem tem ideologias diferentes da sua. A prova disso está no apoio atribuído à Marília Arraes (PT) no segundo turno das eleições municipais de 2020, no Recife,  quando a deputada petista concorreu ao cargo de prefeita. 

Outro exemplo que vale destacar é a aliança de André  com o prefeito Joselito Gomes (PSB), o 'Padre Joselito' de Gravatá, Agreste, onde o parlamentar forma 'casadinha' com o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), um dos ícones do socialismo contemporâneo da política pernambucana. Tida como improvável para muitos, a respectiva união surgiu em 2020 e garantiu uma coalizão capaz de tornar o padre Joselito vitorioso no pleito municipal. 

União frutífera

A aliança que, do ponto de vista ideológico parecia não ter compatibilidade, foi fator decisivo para o êxito do prefeito Joselito Gomes na disputa eleitoral. Hoje, um ano depois de ter assumido o comando da prefeitura de Gravatá, o novo gestor detém um dos melhores desempenhos de avaliação do interior de Pernambuco. Os frutos da diferença ideologia - que nunca foi problema - têm sido fatores ingredientes de sucesso na para o desenvolvimento de Gravatá. De um lado, enquanto Waldemar Borges aproveita seu bom trânsito no governo estadual para interceder pelo município, André faz o mesmo papel na esfera federal, onde detém trânsito livre no governo Bolsonaro. O resultado desse 'casamento' tem sido visto pela população gravataense. 

Atuação cirúrgica 

A nível de Estado André Ferreira tem protagonizado um mandato produtivo, priorizando a defesa pelas classes menos favorecidas. Uma das suas ações recentes de grande repercussão é a criação da Lei da Tarifa Social para baixa renda, que determina a inclusão automática de famílias de baixa renda no programa que garante descontos consideráveis na conta de energia. Ele também tem se destacado pela destinação de emendas parlamentares para o fortalecimento da rede pública de saúde durante a pandemia, além de distribuição de alimentos para famílias carentes e escavação de poços artesianos nas regiões mais secas do Estado, com o objetivo de amenizar o sofrimento de quem lida com a falta de água.