https://gravata.pe.gov.br/

Ivan Moraes realiza solenidade para comemorar os 80 anos da Fafire

Ivan Moraes realiza solenidade para comemorar os 80 anos da Fafire




Ela está numa busca constante de inovação, pautada no ensino, além de pesquisa e extensão. Tem sido assim desde o início, erguendo-se como uma instituição sólida e de qualidade. Os 80 anos de fundação da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) foram comemorados na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (3), através de reunião solene realizada por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). “Esta é a primeira atividade presencial do nosso mandato após a quarentena causada pela pandemia. Para mim é emocionante estar aqui homenageando esta instituição que trabalha em favor da ciência e da educação”, disse o vereador.


A solenidade, presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), ocorreu de forma presencial, e foi transmitida pelas redes sociais do Poder Legislativo Municipal. A mesa foi composta pelo vereador proponente da homenagem, Ivan Moraes; pela Irmã Maria das Graças Soares, diretora geral da Fafire; e pela Irmã Maria do Socorro, vice-diretora. Após a execução do Hino Nacional, que é de praxe nesses eventos da Câmara Municipal do Recife, o parlamentar fez a leitura de um histórico da Fafire para ressaltar a importância da instituição.

Antes, Ivan Moraes lembrou que a mãe dele, a pedagoga Sineide Moraes, já falecida, estudou na Fafire e frequentou a escola superior quando estava grávida dele. No histórico lido, o parlamentar ressaltou que a Faculdade Frassinetti do Recife, da Rede Doroteias, teve seu início na década de 1940 pelas mãos da madre italiana Enrichetta Cesari. Recebeu inicialmente o nome de Instituto Superior de Pedagogia, Ciências e Letras Paula Frassinetti. Mais adiante, virou Faculdade de Filosofia do Recife e só recentemente foi rebatizada pela marca definitiva. Presente em 11 estados do Brasil e em 13 países, a obra (iniciada em 1866), nascida do carisma de Santa Paula Frassinetti, cresceu e se multiplicou, tornando-se semente de firmeza e suavidade que impacta a vida de milhares de pessoas.

Orientando-se pela “inspiração pedagógica de Paula Frassinetti”, de acordo com o histórico, a Fafire foi criada para atender ao público feminino e oferecia cursos de filosofia, matemática, geografia, história, ciências sociais, letras e pedagogia, entre outros. Após a fala do vereador, um vídeo foi apresentado narrando da história da Fafire, localizando a instituição no processo histórico, econômico, político e social do País. O vídeo reforçou a ideia de que hoje, 80 anos depois de criada, a Fafire firma-se no cenário pernambucano como uma instituição de referência, oferecendo à população cursos que contemplam várias áreas de conhecimento, contribuindo com a formação humana e profissional de milhares de pessoas.

“A qualidade do trabalho desenvolvido pela Fafire foi reconhecida em 2018 quando a instituição foi tida como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar em Pernambuco”, lembrou Ivan Moraes. Ele também ressaltou que a Câmara Municipal do Recife precisava “expressar publicamente a importância da Fafire para esta cidade, pois é tarefa das instituições democráticas reconhecer as instituições sérias, que promovem a educação e a ciência neste país”.

Em seguida, o parlamentar lembrou que os brasileiros resistem a um processo autoritário e difícil. “Jamais pensaríamos que a ciência e a educação seriam tão esculachadas. Vivemos um momento de trevas, de desespero e de agonia. Um momento terrível em que milhares de pessoas passam fome”. Ivan Moraes sublinhou que “ninguém trabalha 80 anos, formando educadores e cientistas, impunemente”. A Fafire, disse ele, é um polo de “interação e respeito à educação”. O vereador lembrou, ainda, que a Fafire faz 80 no mesmo ano em que se comemora o centenário de Paulo Freire. “Batemos palma para cada pessoa e instituição que trabalha com a educação”.

Após o discurso, o vereador entregou à Irmã Graças Soares o diploma que formalizou os votos de aplausos à Fafire. Em seguida, a religiosa, que é diretora da Faculdade, fez os agradecimentos. “Celebrar 80 anos não é o mesmo que celebrar oito dias. São oito décadas de histórias, em que muitas histórias participaram e se entrelaçaram. Muita gente foi gestada no contexto da Fafire que, ao longo dos anos, acolheu muitas mulheres, inclusive adolescentes. E esta é mais uma das contribuições da Fafire para a história social”.

Se o curso de Letras, disse a Irmã Graças Soares, acolheu muitas pessoas, o mesmo vem ocorrendo com o de Pedagogia, que está fazendo 50 anos de criação. “Por isso, recebemos com alegria e gratidão os votos de aplausos e renovamos o nosso compromisso social, político, e educacional, que nos impulsiona a continuar escrevendo as novas páginas dessa história”. Ela disse que também estava feliz de ser a primeira instituição homenageada em evento presencial, pelo mandato do vereador Ivan Moraes. “´Recebemos como uma acolhida. O povo deve ocupar o seu lugar de direito, deve recuperar sua voz, saúde, e seus ambientes de trabalho’.

“Queremos agradecer ao vereador Ivan Moraes que faz este gesto de reconhecimento a uma instituição de ensino, confessional, sem fins lucrativos, que busca contribuir para com a educação e pelo direto de todos e de todas à educação”. A Irmã Graças Soares disse também que o “contexto em que vivemos é desafiador, mas não nos desanima, antes, pelo contrário, nos impulsiona. Também não e à toa que comemoramos 80 no mesmo ano do centenário do educador Paulo Freire. Esta combinação de datas é uma celebração. É uma coincidência que nos chama e nos lembra o lugar do diálogo, da amorosidade, do respeito, do acolhimento ao outro, e à outra. É com esse desejo e com esse sentimento que recebemos esta homenagem”.

A diretora geral da Fafire dedicou a homenagem da Câmara Municipal do Recife a todos os gestores, coordenadores, professores, trabalhadores, alunos e alunas, às Irmãs Doroteia e às mais de 600 mil vítimas da covid-19 do Brasil. Ela fez menção especial ao aluno Messias Black e ao maestro Deocléssio, regente da orquestra da instituição, durante a pandemia. “Para encerrar, quero dizer que o vereador Ivan Moraes disse que estamos em momento de trevas. Sim, estamos. Mas, que nós sejamos a luz. Que sejamos os portadores e as portadoras da iluminação. As trevas jamais prevalecerão. Jamais nos vencerão”. O músico Leonardo Barros Alcântara encerrou a solenidade com apresentação musical.