A pujança de Fátima Borba em Cortês - Por Ismael Alves


Em tempos de ascensão da mulher em todos os segmentos da sociedade brasileira, inclusive na política, surge a figura da pernambucana Fátima Borba (Republicanos), liderança expoente da zona da mata.

Depois de trilhar uma jornada de 20 anos no Legislativo Municipal de Cortês, período correspondente a cinco mandatos como vereadora, por sinal, tendo presidido o respectivo Poder, Fátima Borba conquistou o primeiro mandato como prefeita nas eleições de 2020, contando com o apoio do seu marido e ex-prefeito Ernane Borba.

Ao assumir as rédeas administrativas de Cortês, em janeiro deste ano, a prefeita se deparou com o desafio de gerir em meio à pandemia da covid-19, além das adversidades herdadas da gestão anterior, incluindo um descalabro financeiro sem precedentes. Apesar dos obstáculos no caminho, Fátima Borba tem demostrado uma pujança invejável e uma vigorosa jovialidade administrativa no auge dos seus 67 anos.

Aos 10 meses de gestão, o governo Borba ostenta altos índices de popularidade. A enquete mais recente do Blog indicou um percentual de 61% de aprovação a administração de Fátima Borba. De olho nas eleições de 2022, a gestora quer distância do socialismo que governa Pernambuco e já declarou apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (União Brasil) ao governo do Estado.