Vereadores do Recife realizam vistoria no Edifício Holiday




Nesta quinta-feira (28), às 11h, a Comissão Especial Suprapartidária Para Acompanhar a Situação das Famílias do Edf. Holiday da Câmara Municipal do Recife composta pelos vereadores Osmar Ricardo - autor e presidente da comissão; Alcides Cardoso - vice-presidente; Zé Neto - relator; Chico Kiko, Almir Fernando, Marco Aurélio Filho e Paulo Muniz realizam uma visita técnica ao Edf. Holiday para acompanharem de perto a real situação do imóvel e traçarem possíveis medidas que o Poder Legislativo pode tomar para ajudar os antigos moradores.

Além dos membros da comissão, a visita terá a presença de representantes de conselhos ligados à arquitetura, urbanismo e engenharia da cidade: Leonardo Barcelar – Secretário de Política Urbana e Licenciamento; Marta Lima – Secretária Executiva de Controle Urbano; CEL Cássio Sinomar – Secretário Executivo de Defesa Civil; Stênio Cuentro – Vice-presidente do CREA-PE; Ermes Costa – Engenheiro do CREA-PE; Mozart Bandeira – Presidente do SENGE-PE e Rafaela Campos – Professora da UPE.

O Edifício está interditado desde 13 de março de 2019 por risco de desabamento e incêndio. As pessoas que ali residiam tiveram que desocupar os imóveis e aguardam a resolução de um impasse jurídico e de infraestrutura que impede o retorno delas às suas moradias. Recentemente, algumas construções irregulares no entorno do prédio foram demolidas após decisão judicial.

O Edifício Holiday foi projetado por arquitetos modernistas e inaugurado em 1957. Patrimônio histórico do Recife, o Holiday chama a atenção devido a sua peculiar arquitetura, que se destaca entre os demais imóveis do bairro de Boa Viagem. O local abrigava cerca de 2.000 pessoas, distribuídas em 476 apartamentos, sendo 28 por andar, um lugar habitado majoritariamente por famílias humildes e cravado no meio de um território disputado pela elite econômica pernambucana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem