Grupo de 20 parlamentares aciona MP contra Maurício Souza sob acusação de homofobia; saiba quem são e seus partidos




Vinte parlamentares representantes das causas LGBTQUIA+ de todo o país protocolaram uma representação no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o jogador de vôlei Maurício Souza, sob a alegação de que o atleta teria feito comentários homofóbicos nas redes sociais. As informações são do G1.

O grupo, que inclui vereadores, deputados e um senador de 13 estados brasileiros e sete partidos políticos, também notificou oficialmente o Instagram, solicitando a remoção dos conteúdos, por eles considerados preconceituosos da rede. Os parlamentares ainda pedem uma audiência para discutir o caso e as políticas de combate ao discurso de ódio adotadas pela empresa.

Na representação ao MPMG, o grupo diz que "Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente".

Os parlamentares lembram que, em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) criminalizou a homofobia e a transfobia e determinou que atos preconceituosos fossem enquadrados no crime de racismo.

Eles pedem, no documento, que Maurício seja alvo de uma ação penal pública pela prática e incitação do preconceito e discriminação. Além disso, solicitam que o jogador pague indenização por dano moral coletivo em valor igual ou superior a R$ 50 mil.

Veja a lista dos parlamentares que assinam os documentos:


Erika Hilton (SP) - vereadora - PSOL

Fabiano Contarato (ES) - senador - REDE

Leci Brandão (SP) - deputada estadual - PCdoB

David Miranda (RJ) - deputado federal - PSOL

Mônica Benício (RJ) - vereadora - PSOL

Linda Brasil (SE) - vereadora - PSOL

Robeyonce Lima (PE) - codeputada estadual - PSOL

Duda Salabert (MG) - vereadora - PDT

Vivi Reis (PA) - deputada federal - PSOL

Bella Gonçalves (MG) - vereadora - PSOL

Fábio Félix (DF) - deputado distrital - PSOL

Thabatta Pimenta (RN) - vereadora - PROS

Benny Briolly (RJ) - vereadora - PSOL

Prof. Israel (DF) - deputado federal - PV

Carla Ayres (SC) - vereadora - PT

Daiana Santos (RS) - vereadora - PCdoB

Brisa Bracchi (RN) - vereadora - PT

Tati Ribeiro (RN) - vereadora suplente - PSOL

Ari Areia (CE) - deputado estadual suplente - PSOL

Maria Marighella (BA) - vereadora - PT

Confira qual fala do atleta está sendo acusada de homofobia

Há cerca de duas semanas, após a DC Comics anunciar que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos, Maurício Souza fez o seguinte nas redes sociais. "Ah, é só um desenho, não é nada de mais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar", escreveu.

O assunto repercutiu nas rede sociais, e Maurício publicou: "Hoje em dia o certo é errado e o errado é certo... Não se depender de mim. Se tem que escolher um lado eu fico do lado que eu acho certo! Fico com minhas crenças, valores e ideias".