Fraude: Governo de Alagoas cancela concursos da PM, Polícia Civil e Bombeiros




O governo de Alagoas anunciou nesta sexta-feira (29) o cancelamento das etapas já realizadas dos concursos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito nesta manhã pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). As informações são do G1-AL.

A decisão foi motivada, segundo explicou o secretário Fabrício Marques, pelas fraudes descobertas pela Polícia Civil na Operação Loki, que resultou na prisão de 12 pessoas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe no último dia 21.

"Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixaram clara a impossibilidade da plena identificação de todos que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital", disse o secretário durante a leitura do comunicado divulgado pelo Governo do Estado.

Em outro trecho, o comunicado cita que ficou comprovado que os criminosos envolvidos no esquema atuaram nos três concursos da Segurança Pública.

"A investigação constatou atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra a lisura não só das provas da Polícia Militar, mas também de outros dois certames, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Alagoas", afirmou.

Com essa decisão, novas datas serão definidas futuramente para que os candidatos possam refazer as provas dos três concursos. O secretário não deu detalhes sobre o pagamento das inscrições e eventual devolução dos valores no caso algum candidato decidir por não repetir as provas.

"O estado tomou a decisão pelo cancelamento das fases atuais e a gente vai retomar essas fases que já foram realizadas até agora. A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuem as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados".

O concurso da Polícia Militar tinha sido suspenso no dia 15 de setembro para aguardar o andamento das investigações. Já os concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros seguiram as demais etapas após a realização das provas objetivas.

Na última quarta-feira (27), foi divulgado no site do Cebraspe, organizadora dos três certames, a consulta individual aos gabaritos oficiais definitivos, aos cadernos de provas e à folha de resposta do concurso da Polícia Civil.

Já o concurso do Corpo de Bombeiros tinha previsão para divulgação do resultado provisório do TAF no dia 5 de novembro, com a convocação dos aprovados para as próximas etapas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem