Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! Covid-19: Pernambuco autoriza terceira dose para trabalhadores de saúde e pessoas com 60 anos

Covid-19: Pernambuco autoriza terceira dose para trabalhadores de saúde e pessoas com 60 anos



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

O secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou, em coletiva, nesta sexta-feira (1º), a autorização para o início da vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço para trabalhadores de saúde e todas as pessoas acima dos 60 anos em Pernambuco. As informações são da Folha de Pernambuco.

Segundo o gestor, a estratégia de imunização para esses grupos já pode ser definida pelos municípios.

O avanço é possível graças à chegada de novos lotes com mais de 318 mil doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, prevista para ocorrer entre esta sexta-feira e o sábado (2).

“Estaremos vacinando tanto trabalhadores de saúde como pessoas acima de 60 anos que tenham intervalo de mais de seis meses para a segunda dose. Os municípios já estão autorizados tão logo chegue as vacinas”, indicou o secretário.

O secretário informou ainda que, após reuniões com o Ministério da Saúde, novas doses de imunizantes devem ser enviadas a Pernambuco nos próximos dias para avanço da aplicação da terceira dose nos profissionais de saúde.

“Sabemos do desafio que é administrar a dose de reforço em toda a categoria num curto prazo de tempo. Por isso, precisamos mobilizar esforços para convocar os trabalhadores da saúde e vaciná-los em tempo oportuno”, reforçou Longo.

Testagem

O secretário também anunciou um novo ponto de testagem para a Covid-19 no Aeroporto Internacional do Recife, localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade.

O ponto faz parte da estratégia do governo Testa PE, que pretende testar 10% da população pernambucana até o fim de fevereiro de 2022.

Segundo Longo, também serão disponibilizadas três vans itinerantes para os testes, indicados para quem tem sintomas ou tenham tido contato com casos suspeito.

"Quanto mais cedo detectarmos os casos ativos da doença, mais rapidamente poderemos controlar com o isolamento das pessoas e, assim, interrompermos a cadeia de transmissão", disse.

Outras vacinas

O secretário informou também que Pernambuco ainda não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Nessas faixas etárias é indicada a aplicação de alguns imunobiológicos que já fazem parte do calendário de rotina nos postos de saúde de todo o País, como poliomielite, hepatites A e B, tríplice viral, rotavírus humano e dTp, entre outras.

Para aumentar essas coberturas e promover a proteção contra doenças imunopreviníveis em crianças e adolescentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mobiliza os 184 municípios do Estado, durante este mês de outubro, para a realização da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação.

No Estado, pernambucanos e pernambucanas podem buscar as mais de 2,4 mil salas de vacinação, munidos do cartão de vacina, e efetuar sua proteção. A campanha de atualização vai até o dia 29, com o Dia D de mobilização marcado para 16.10.

Atualmente, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados às crianças menores de 1 ano de idade se configura da seguinte forma: BCG (71,35%), pneumocócica (68,26%), pentavalente (66,57%), poliomielite (66,32%), meningocócica (65,14%) e rotavírus humano (64,68%). A situação se repete quando observado o público maior de um ano de idade: hepatite A (61,71%), tríplice viral – D1 e D2 (69,43% e 42,58), meningococo C (64,43%), pneumocócica (64,70%), poliomielite – 1º reforço (51,16%) e 2ª reforço (38,57), dTp – 1º reforço (56,26%) e 2ª reforço (45,14%) e varicela (62,07%).

“Enquanto vivemos essa expectativa de ampliação na cobertura e também de público na vacinação contra a Covid-19, a imunização contra outras doenças já previstas no calendário segue bem abaixo da meta. Isso é um risco para a saúde de todos, porque vivemos o perigo do retorno de doenças que estavam erradicadas. Para revertermos esta situação e protegermos nossas crianças, neste mês de outubro, em todo o País, acontece a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O acesso às vacinas é um direito de todas as crianças e adolescentes. Neste mês das crianças, se você ama seu filho, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação A saúde é o melhor presente que você pode proporcionar a uma criança”, destacou André Longo.

Postar um comentário

0 Comentários