Caravana da Inovação movimenta a Campus Party de Petrolina



A Caravana da Inovação aportou na Campus Party, em Petrolina, nesta sexta-feira (29), no Sertão do São Francisco. Com um estande na entrada do evento, os presentes no maior festival de tecnologia do mundo, tiveram a oportunidade de contribuir para a estruturação da nova Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECTI-PE) 2022-2027, documento que será o guia para as ações de CTI no Estado. Foram mais de 30 acessos à plataforma de submissões.

“O momento é de compartilhamento da transformação digital entre jovens que anseiam por novas oportunidades de trabalho e conhecimento. Então, a Caravana da Inovação trouxe para Petrolina a oportunidade de discutir a política de ciência e tecnologia escutando os anseios da população que chega no mercado de trabalho junto com novas startups”, disse Jurema Regueira, Gestora de Estudos e Prospecção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e coordenadora da Caravana da Inovação, ao destacar que o objetivo maior é escutar a população e conhecer suas demandas e necessidades de forma participativa e compartilhada.

Jurema ainda lembrou que toda população pode fazer sua contribuição, a a qualquer momento, de forma virtual, através da plataforma on-line disponível no endereço https://www.caravana.pe.gov.br/.

Ainda no stand da Secti, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, fez a entrega do Certificado de Conclusão do Programa de Extensão Tecnológica (PET) para estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Uma das ações da plataforma Forma.AI, maior política pública de formação de pessoas nas habilidades de futuro da história de Pernambuco, o PET permite que os estudantes aprendam novas competências, atuando diretamente na resolução de desafios reais das empresas, sendo formados em atividades exigidas pelo mercado de trabalho.

“Parabéns pelo esforço e pela conquista. Espero que essa seja uma oportunidade para que vocês tenham um futuro brilhante. Com excelentes expectativas nesse mercado competitivo”, disse Ramos.

“A oportunidade foi única. Além de trocar experiência, foi possível adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar o que já sabia”, disse o estudante Lucas Santos, ao receber o certificado na área de Cloud Computing. O amigo, Juliano dos Santos, que também recebeu o certificado, disse que, obter novos conhecimentos acaba por abrir novas “portas” no mercado. “Em um mercado competitivo como o nosso, aprender nunca é demais. Aprender é a certeza de que um futuro promissor espera a gente”, pontuou.