Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! Bolsa Família chegou ao fim? Como vai funcionar o Auxílio Brasil? Especialista responde

Bolsa Família chegou ao fim? Como vai funcionar o Auxílio Brasil? Especialista responde




TV Jornal - O auxílio emergencial será encerrado no próximo domingo, 31 de outubro. O fato está gerando dúvidas na população, que quer saber o que irá acontecer a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de novembro. A reportagem da TV Jornal conversou com o economista Edgar Leonardo, ao vivo, durante o programa Por Aqui desta quinta-feira (28). O especialista esclareceu e tirou dúvidas dos telespectadores sobre o fim do auxílio.


O Bolsa Família vai acabar? Terei direito ao Auxílio Brasil?

"Para as pessoas que estão em casa ficarem mais seguras, é preciso entender que o Auxílio Brasil vai seguir o modelo do Bolsa Família, já que ele irá substituir o programa. A partir da análise dos dados cadastrados no CAD Único para confirmar a renda média da casa, para saber se está abaixo de R$179,00, que é a linha de pobreza", explicou Edgar.

Quem recebe o teto do Bolsa Família pode ter o valor reduzido ?

"Não. A ideia é exatamente ampliar. O valor de R$189,00 é um valor médio. Algumas pessoas recebem menos e outras mais. A pessoa que recebe o valor máximo (teto) poderá até receber mais do que recebe hoje com o Auxílio Brasil", respondeu o economista.

O que as pessoas bloqueadas no Bolsa Família devem fazer ?

"O ideal é que essas pessoas procurem o CRAS, identifiquem o que aconteceu e atualizem esse cadastro, para quando vier a acontecer a modificação do pagamento do novo benefício, elas estejam com o cadastro correto", finalizou Edgar Leonardo.

Quais são as categorias ?

Benefício Primeira Infância - Contempla familiar com crianças de até 36 meses (3 anos de idade).

Benefício Composição Familiar - Para famílias com gestantes ou pessoas de 3 até 21 anos de idade, pago por integrante.

Benefício de Superação da Extrema Pobreza - Pago por família, para aquelas que não tiverem superado a linha da extrema pobreza após o pagamento dos dois primeiros benefícios (Benefício Primeira Infância e Benefício Composição Familiar).

Quais as subcategorias ?

O programa também contempla seis benefícios acessórios, que poderão ser somados ao valor recebido, desde que cumpridos determinados requisitos adicionais: Auxílio Esporte Escolar; Bolsa de Iniciação Científica Júnior; Auxílio Criança Cidadã; Auxílio Inclusão Produtiva Rural; Auxílio Inclusão Produtiva Urbana; e o Benefício Compensatório de Transição.

Postar um comentário

0 Comentários