https://gravata.pe.gov.br/

Pernambuco confirma mais oito casos da variante delta da Covid-19 e totaliza 44 infecções pela cepa mais contagiosa; confira as cidades que têm casos

Pernambuco confirma mais oito casos da variante delta da Covid-19 e totaliza 44 infecções pela cepa mais contagiosa; confira as cidades que têm casos




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

G1 - Pernambuco confirmou, nesta quarta (29), mais oito casos da variante delta da Covid-19. Com isso, subiu para 44 o número de pessoas infectadas com essa linhagem, que é mais contagiosa.

Esses registros foram feitos em moradores do Grande Recife e do Agreste, a partir do sequenciamento genético de amostras do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Instituto Aggeu Magalhães sequenciou 13 novas amostras do novo coronavírus. Oito foram identificadas como sendo da delta. Outras cinco foram da variante gama, identificada inicialmente no Brasil.

No novo boletim, o número de casos da variante delta representa quase o dobro da quantidade de registros da variante gama, que era predominante no estado até o último relatório da Fiocruz, divulgado no dia 17.

Variantes do coronavírus: o que se sabe até agora
Entenda por que a chegada da variante delta preocupa

Havia, até então, 36 casos da variante originária da Índia entre moradores de Pernambuco, incluindo a morte de um idoso do Recife. Outro óbito foi registrado em um tripulante filipino de um navio que já deixou o estado.

Os pacientes com a delta são 61,5% do total, enquanto a gama representa 38,5% das 13 amostras. Os pacientes infectados com a delta são moradores do Recife (3), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Caruaru (3). Todos eles foram notificados como casos leves, que não precisaram ser internados.

As pessoas infectadas pela variante gama são de Caruaru (4) e do Recife (1). "As coletas das amostras avaliadas nessa rodada foram realizadas entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro", afirmou o governo estadual, por meio de nota.

Cidades com casos da variante delta


Recife: 11;
Caruaru 8;
Olinda 4;
Petrolina 4;
Cabo de Santo Agostinho 2;
Jataúba 2;
Exu 2;
Abreu e Lima 1;
Araçoiaba 1;
Araripina 1;
Camaragibe 1;
Escada 1;
Fernando de Noronha 1;
Ipojuca 1;
Jaboatão dos Guararapes 1;
Primavera 1;
Quipapá 1;
Outro estado (Ubatuba - SP) 1.