Lula se consolida na liderança e vence em todos os cenários, mostra pesquisa Modalmais




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

A mais nova pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República realizada pela Modalmais e a Futura Inteligência mostra a consolidação do ex-presidente Lula na liderança, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro. O petista vence em todos os sete cenários estimulados previstos no levantamento. As informações são do Correio Braziliense.

No primeiro deles, Lula aparece com 36,9% da preferência dos entrevistados. Bolsonaro tem 28,4%, seguido por Ciro Gomes (6,7%), Sérgio Moro (6,0%), Datena (3,3%), João Dória (2,6%), Luiz Henrique Mandetta (1,8%), Romeu Zema (1,6%), Rodrigo Pacheco (0,9%), Alexandre Kalil (0,9%), Alessandro Vieira (0,5%). Brancos e nulos somam 6,7% e os indecisos e não sabem, 3,6%.

Também na pesquisa espontânea, Lula lidera, com 31,9% da preferência dos consultados, seguido por Bolsonaro, com 28,6% e Ciro Gomes, com 3,5%.

Na avaliação dos pesquisadores, com a clara polarização entre Lula e Bolsonaro, a percepção é de que se criou uma barreira quase intransponível para uma eventual terceira via. “Todos os candidatos testados ficam em uma zona de desconhecimento e com poucas chances de receber votos dos eleitores. O candidato mais conhecido e mais bem posicionado depois dos dois, Ciro Gomes, oscila em torno de 10% do eleitorado.”

Enquanto Lula é mais forte no Nordeste, entre os mais pobres, os menos escolarizados e as mulheres, Bolsonaro domina na região Sul, entre os mais ricos, com escolaridade média e entre os homens.