Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! Governo de Pernambuco autoriza torcida vacinada em jogos de futebol e aumenta para 2,5 mil público em shows e todos os eventos

Governo de Pernambuco autoriza torcida vacinada em jogos de futebol e aumenta para 2,5 mil público em shows e todos os eventos



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

G1 - A partir de segunda-feira (27), eventos esportivos, incluindo os jogos de futebol profissional, em Pernambuco, poderão contar com público de até 2,5 mil pessoas que tomaram vacina contra a Covid-19. Na mesma data, fica autorizada a ampliação da quantidade de pessoas em shows, eventos culturais e corporativos, com a mesma quantidade de participantes liberada para os estádios.

Essas novidades do avanço do plano de convivência com a Covid-19 foram anunciadas, nesta quinta (23), pelo governo de Pernambuco.

Na entrevista coletiva, os secretários de Saúde, André Longo, de Turismo, Rodrigo Novaes, e a executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalharam as mudanças.

De acordo com Ana Paula Vilaça, a maioria das pessoas presentes nos grandes eventos deverá estar com o ciclo de imunização completo, com duas doses de vacinas contra a Covid ou a vacina da Janssen, de aplicação única.

“Noventa por cento das pessoas deverão ter as duas doses da vacina é apenas 10% dessas pessoas poderão ter apenas uma dose mais a testagem com teste RT-PCR ou antígeno. A partir de novembro, a gente dobra a capacidade para até 5 mil pessoas e, a partir daí, as pessoas têm que ter a imunização completa”, afirmou Ana Paula Vilaça.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a flexibilização foi possível devido a uma estabilidade nos números da pandemia no estado.

“Observamos uma oscilação para cima nas notificações de Srag, com 518 casos. Mas a positividade desses casos está baixa e isso não tem tido repercussão nos casos graves da Covid. Em relação à solicitação de vagas de UTI, foram 270 pedidos na semana passada, uma queda de 7%. Temos 400 pacientes internados e, com isso, temos segurança para dar novos e importantes passos no nosso Plano de Convivência com a COVID-19”, declarou.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, o anúncio de previsões de aumento de público nos eventos atende a um desejo dos produtores, devido à necessidade de planejamento desse tipo de negócio.

“Entendemos que [o futebol] deveria seguir a mesma regra dos eventos. Teremos a ocupação de 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do estádio de futebol, o que for menor. Mais adiante, em novembro, 5 mil pessoas ou o percentual de 20%, o que for menor. São informações importantes, que demonstram que com a vacinação ampliada estamos aos poucos voltando ao normal”, declarou o secretário.

Rodrigo Novaes afirmou, ainda, que a previsão para aumento de público ocorre devido a uma estimativa da Secretaria Estadual de Saúde.

“A previsão é da oportunidade que terá 100% da população adulta de estar vacinada já no mês de novembro. A gente entende que toda a ocupação dos shows e grandes eventos tenha a dupla vacinação”, afirmou.


Veja como fica cada setor


Eventos esportivos e futebol

A partir de 27 de setembro, o governo vai liberar a presença de torcida nos eventos esportivos, com limite de 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

Na mesma data, fica liberada torcida para jogos de futebol profissional em Pernambuco, com 20% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas, o que for menor. Náutico X CRB (AL), pela Série B do Campeonato Brasileiro, será a primeira partida com a volta dos torcedores.

Será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.


Eventos culturais, shows e bailes


A partir de 27 de setembro, os eventos-teste deixam de existir. Não será mais preciso pedir autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

O governo disse que ficam liberados os eventos para 2,5 mil pessoas ou 50%, o que for menor. Para participar, será necessário manter o uso obrigatório de máscaras.

Ainda não está liberada dança. O público deve ficar sentado e só pode ficar em pé, com a proteção.

Será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Os eventos devem ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 1h da madrugada, todos os dias.

Em novembro, afirmou o governo, ficam liberados os eventos para 5 mil pessoas ou 70%, o que for menor.

Obrigatório o uso da máscara, desde que não esteja consumindo comida e bebida. Público sentado, sem dancing, e é permitido ficar em pé, desde que esteja usando máscara.

O público deve estar 100% vacinado com duas doses ou com a vacina de dose única. Os eventos devem ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 1h da madrugada, todos os dias.


Eventos corporativos


A capacidade dos eventos corporativos, a partir de 27 de setembro, poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

A máscara permanece obrigatória, desde que a pessoa não esteja consumindo comida e bebida.

É permitido público sentado, mas a dança ainda não está liberada. Os eventos poderão ocorrer das 8h à 1h da madrugada, todos os dias.

São considerados eventos corporativos assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos e workshops.


Eventos sociais/Buffet


Também a partir de 127 de setembro, a capacidade dos eventos sociais poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 50% do local, o que for menor.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo 90% do público vacinado com a segunda dose ou com apenas uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% serão reservados a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Obrigatório o uso da máscara, desde que não esteja consumindo comida e bebida.

Público deve ficar sentado e não pode dançar. Ouso de máscara é obrigatório. Os eventos poderão ocorrer das 8h à 1h da madrugada, todos os dias. Estão nessa relação aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis e noivados.


Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico


Nesses casos, a partir de 27 de setembro, a capacidade poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo 90% do público vacinado com a segunda dose ou com apenas uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% serão reservados a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

Obrigatório o uso da máscara, desde que não esteja consumindo comida e bebida. Público sentado, sem dancing, e é permitido ficar em pé, desde que esteja usando máscara. Os eventos poderão ocorrer das 8h à 1h da madrugada, todos os dias.


Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes)


Também a partir de 27 de setembro, esses estabelecimentos ficam autorizados a contar com 80% da capacidade do local, com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para um metro.

Eles poderão funcionar, das 5h à 1h da madrugada, em todo o estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados, inclusive localizados em shopping centers.

Fica permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Será permitido que as pessoas fiquem em pé, mas usando máscaras.


Academias e similares


A partir de 27 de setembro, academias de ginástica de todo o Estado poderão funcionar das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a capacidade passando para 80% nos aparelhos de cardio.


Feiras de negócios


Na mesma datada, as feitas de negócios passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.


Shopping centers e galerias comerciais


Também a partir de 27 de setembro, os shoppings passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.


Cinema, teatro e circo


A capacidade de cinemas, circos e teatros, poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, a partir de 27 de setembro.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Vão poder funcionar, das 9h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.


Museus


Museus e demais equipamentos culturais passam a funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada dez metros quadrados nas áreas expositivas externas.


Clubes sociais


Eles passam a funcionar em todo o Estado, a partir de 27 de setembro, das 5h à 1h, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Permanece liberada a apresentação musical com até cinco integrantes, com qualquer instrumento musical, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. As saunas serão liberadas.


Igrejas e templos religiosos


Nas igrejas e templos religiosos, a capacidade poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, a partir de 27 de setembro.

A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% das vagas para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única.

Os outros 10% dos lugares serão destinados a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes da celebração. Obrigatório uso da máscara.

Os estabelecimentos vão poder funcionar, das 5h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.


Escritórios comerciais


Nos escritórios comerciais, a capacidade passa para 80% do local, considerando o distanciamento de um metro entre as estações de trabalho.

Eles passam a funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, qualquer dia da semana.


Fernando de Noronha


A partir de 27 de setembro, só poderá entrar na ilha apenas com carteira de vacinação digital com as duas doses ou dose única (21 dias de aplicação), ou com uma dose mais exames: RT-PCR negativo (48 horas antes do embarque ou menos); ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, ou resultado reagente de anticorpos neutralizantes, ambos realizados em laboratório.

Em dezembro, informou o governo, só poderá entrar na ilha apenas com carteira de vacinação digital e com as duas doses aplicadas ou dose única.


Sem mudanças


Comercio varejista de bairro


Está permitido um cliente a cada cinco metros quadrados para área interna das lojas e um cliente a cada dez metros quadrados nas áreas de circulação. O horário de funcionamento é de 8h à meia-noite, qualquer dia da semana.


Comércio varejista de centro


Está permitido um cliente a cada cinco metros quadrados para área interna das lojas e um cliente a cada dez metros quadrados nas áreas de circulação. O horário de funcionamento é das 8h à meia-noite, qualquer dia da semana.


Polo de Confecções


O horário de funcionamento é das 5h à meia-noite, qualquer dia da semana.


Escolas e universidades


é Necessário manter o distanciamento de um metro entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes quando necessário. O horário de funcionamento é das 6h à meia-noite.

Postar um comentário

0 Comentários